segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UMA BÊNÇÃO CHAMADA OBEDIÊNCIA


               
   Existem em nosso vocabulário inúmeras palavras reconhecidamente importantes, mas pouco atraentes ao coração, quando lembradas em caráter pessoal.
   Obediência, por exemplo.
   Todos estamos de acordo com o fato de que cada indivíduo neste mundo precisa ser obediente. Mas isto quase sempre soa como se referindo às demais pessoas.
   Por que a obrigação de obedecer sempre é transferida para o nosso próximo?
   Trata-se, evidentemente, de mais um exemplo da natureza adâmica por nós herdada. Ela é mais afeita a mandar, presidir, governar e exigir.
   Não obstante tal realidade, a Bíblia tem muito a ensinar sobre a obediência. O verbo obedecer e seus derivados, assim como o vocábulo obediência podem são encontrados ao longo de todo o texto canônico.. São muitíssimos os textos que se referem ao tema.
   Segundo os dicionaristas, obedecer significa dar ouvidos, prestar atenção, executar o que for ordenado, cumprir a vontade e a determinação de outrem, etc.

                                           ESFERAS DA OBEDIÊNCIA

1. De acordo com as Sagradas Escrituras, devemos obedecer às palavras, ordens, mandamentos, estatutos, doutrinas  e preceitos da Trindade: Tg 1.27; Rm 8.14; Jo 15.14; Mt 6.10, At 2.32, etc.
2. Devemos obedecer às autoridades constituídas, Rm 13.1, etc.
3. Devemos obedecer aos nossos pastores, Hb 13.17.
4. Devemos obedecer a nossos pais, Ef 6.1; Cl 3.20. Pv 30.17.

   Somente a Bíblia Sagrada está devidamente qualificada e habilitada a prescrever normas e estabelecer diretrizes sobre questões atinentes ao mundo espiritual.
   Existem diferenças capitais entre o natural e o sobrenatural; entre o profano e o sagrado; entre o temporal e o eterno.
   Tendo em vista apenas uma dimensão dessa grande diferença, deve ser entendido que o natural se relaciona com o corpo e o espiritual com a alma e o espírito.
   O ato de obedecer está condicionado a decisões tomadas pelo ser interior de cada pessoa.
   Nenhuma pessoa é obrigada a obedecer, tendo em vista o direito do livre arbítrio. Mas cada um deve dispor de suficiente bom senso para jamais desobedecer.
   Ian Barclay escreveu que a obediência não impedirá a decomposição de nossa vida física, mas fará cessar a decadência da nossa vida espiritual.
   Adão e Eva foram os primeiros seres humanos a existir, e também foram os primeiros a praticarem a desobediência, Rm 5.19.
   Adão perdeu a oportunidade de ser um herói de obediência, ao se tornar um agente de transgressão e desobediência. Deixou de ser um confidente de Deus, para ser um interlocutor do Diabo.
   Existem motivos e razões fundamentais para a prática da obediência. Eles atingem os mundos social, moral, ético e religioso de cada indivíduo.

                                      RAZÕES E MOTIVOS PARA OBEDECER

1. Deus é o Criador e nós somos criaturas. A criatura sempre deverá prestar obediência ao Criador.
2. A vontade de Deus é que Lhe obedeçamos, Jo 5.30; 15.14, etc.
3. Deus Se agrada daqueles que Lhe obedecem, Is 46.10; Sl 118.7.
4. Obedecer afasta da maldição, Ne 13.2
5. Obedecer é melhor do que sacrificar, I Sm 15.22.

   Nossa natureza decaída sempre se inclina para a desobediência. Além disto, recebemos ataques ferozes do Adversário, que nos incitam à desobediência a cada instante.
   Existem pessoas que imaginam que Deus aceita a obediência parcial. Estão completamente enganadas.         Deus somente considera obediência  aquela que é integral, ou seja, meia obediência significa para Deus desobediência. O pecado entrou no mundo como efeito de um ato de desobediência,
   Se não desejamos desobedecer, devemos amar profundamente a Deus, manter com Ele uma estreita comunhão e vigiar bastante.
   Devemos, também, atentar diligente e esperançosamente, para os sublimes resultados que a nossa obediência produzirá.
   Não nos esqueçamos de que a Bíblia alude à prática da obediência, mas também nos desafia a uma vida de obediência.. A prática é ocasional; a vida é permanente.
   No entanto, será sempre impossível obedecer sem o fé. O apóstolo Paulo algumas vezes relacionou a fé com a obediência, a ponto de declarar que os cristãos são chamados por Deus para a obediência da fé, Rm 1.5; 16.26
   Certamente Thomas Chalmers se baseava nisto quando afirmou que a fé é o marco inicial da obediência.

                                      ALGUNS RESULTADOS DA OBEDIÊNCIA

1. Preciosas promessas de Deus, Hb 11.8; Gn 15.1-6
2. Firmeza espiritual em tempos difíceis, Jó 2.8-10; 13.16; 19.25-27.
3. Coragem para enfrentar o inimigo, Js Nm 14.6-9; I Sm 15.10-35; I Sm 17.32-47.
4. Esperança, Rm 5.3
5. O direito e o prazer de desfrutar da plenitude do amor fraternal, I Pe 1.22.
6. A obediência à vontade do Senhor nos conduzirá ao ponto desejado por Jesus em Sua oração sacerdotal, a unidade da Igreja, Jo 17.21.

   Obedecer faz a diferença na vida de qualquer pessoal e quando comparamos os personagens da Bíblia, torna-se fácil entender porque alguns tiveram muito sucesso e outros caíram no despenhadeiro do fracasso. A diferença foi a obediência.
   “Embora nenhum homem mereça obter segurança mediante sua obediência, Deus geralmente coroa a obediência com segurança”. Thomas Brooks.
   Se a Igreja do Senhor Jesus estivesse sendo mais obediente ao seu IDE, a evangelização do mundo estaria muitíssimo além do que está atualmente.
   Thomas Brooks escreveu que aquele que obedece sinceramente esforça-se para obedecer totalmente
Jesus, como homem, deixou-nos o marco maior e se tornou o modelo eterno de obediência integral e absoluta.
.  Mas, louvamos a Deus também pelos muitos servos de Deus que alcançaram graça para obedecer, mesmo que vivessem rodeados de pessoas dominadas pelo espírito da desobediência.

                       DEZ EXEMPLOS NOTÁVEIS DE PESSOAS OBEDIENTES

1. A obediência de Noé o levou a construir a Arca, Gn 6.16; Hb 11.7.
2. A obediência de Abraão o fez deixar Ur dos Caldeus e, posteriormente, levar seu amado filho ao monte do sacrifício, Gn 12.1-4; 22.
3. A obediência de Isaque o fez peregrinar em Gerar, Gn 26.2-6.
4. A obediência de |Jacó produziu uma grande restauração em sua vida e na vida de sua família, Gn 35.1-10.
5. A obediência de Moisés fez dele o legislador e guia dos israelitas por 40 anos, Ex 3.1-10; Hb 11.26,27.
6. A obediência de Josué resultou na queda dos muros de Jericó, Js 3.1-12.
7. A obediência de Neemias o levou a ser o grande restaurador das portas e dos muros de Jerusalém, Ne 3.
8. A obediência de Isaias resultou em uma visão do trono e da glória de Deus, Is 6.1-7.
9. A obediência de Paulo fez dele um apóstolo singular, At 26.19.
10. A obediência de Jesus resultou em nossa redenção e Lhe deu um nome que é sobre tod o nome, Fp 1.5-8; Hb 5.8; 10.5-10.

   Concluindo, deixamos a seguinte sugestão: sejamos como Davi, que era pronto na sua obediência, I Sm 22.14..
   Quando obedecer nos parecer algo difícil, ou até mesmo impossível, lembremo-nos das palavras escritas em II Co 10.  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo, II Co 10.5.
   E que todos digam de nós o que o apóstolo Paulo disse da Igreja em Roma: Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Rm 16.19.
   Existem muitas bênçãos para desfrutarmos nesta vida. Que uma delas seja, e com prioridade,
                                      uma bênção chamada obediência.,.

4 comentários:

Antonio Batalha disse...

Olá chamo-me Antonio Batalha. Vim conhecer seu blog, dar-lhe os parabéns. Pois é muito bom, e gostaria de lhe deixar um convite: Ficava muito grato se fizesse parte dos meus amigos virtuais na Verdade que Liberta, decerto de volta irei retribuir. Obrigado e uma boa semana.

Pr.Claudio Renato*** (Claudinho PQD) disse...

A Paz do Senhor meu abnegado pastor presidente de honra!
A vitória é nossa pelo Sangue de Jesus!!!

Pb. Glauko Santos disse...

Deus seja louvado na sua preciosa vida, nobre irmão em Cristo, Pr. Geziel!

Passando por aqui, e a propósito desta linda e edificante postagem, venho felicitá-lo, estimando-lhe muito mais vitórias!

Paz seja consigo!

Marcos Antonio disse...

Preciso obedecer mais pois encontro-me atribulado , apesar de ter responsabilidades com minha saúde e preocupar-me com minha família natural. Paz de Cristo.