sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ATÉ QUANDO SEREMOS LUZ DO MUNDO?


Duas das mais fascinantes declarações de Jesus quando pronunciou o imortal Sermão da montanha foram estas: “Vós sois a luz do mundo” e “vós sois o sal da terra”, Mt 5.15,16.
É interessante observar que Jesus chamou os Seus discípulos de luz do mundo, mas em outra ocasião Ele declarou ser pessoalmente a luz do mundo, Jo 7.12.
Para que não se cometa erros na interpretação das duas assertivas, Ele esclareceu ser a Luz do mundo enquanto estivesse aqui na Terra.
Ou seja, após o fim do Seu ministério terreno e conseqüentemente Sua ascensão de volta ao Céu, a Igreja assumiria essa posição e essa função.
Todos sabemos que existem vários tipos de luz. As mais conhecidas e/ou populares são:
(a)           Luz cósmica, Gn 1.5;
(b)           Luz solar, Jr 31.36;
(c)            Luz artificial, Mt 25.6 e
(d)           Luz espiritual, Sl 4.8; Is 2.6;II Co 4.4,6.
A partir do primeiro capítulo da Bíblia, Deus esclarece e determina os propósitos básicos da luz, a saber:
(a)           Separação, Gn 1.14; Ex 10.23; Jó 18.6; 38.15.
(b)           Iluminação, Gn 1.15; Fp 2.15;
(c)            Sinalização, Gn 1.14;
(d)           Governo, Gn 1.16.
A Igreja tem compromissos múltiplos a cumprir na condição de luz do mundo. Ele deve manter-se separada do mundo, estabelecendo um limite que não deve ser transposto.
Ela deve fazer brilhar a luz do Evangelho, através da proclamação do Evangelho em suas diferentes dimensões: pessoal, familiar, comunitária, coletiva e mundial; deve sinalizar para o mundo os seus deveres, na condição de voz profética de Deus e, finalmente, deve impor sua autoridade sobre as impiedosas e destruidoras trevas que assolam o mundo.
Ela deve atentar para as características fundamentais da luz espiritual:
(a)           Ela é divina, Sl 47.3; I Jo 1.5. Como luz do mundo, Jesus é SOL, Ml 4.12. Mas, também como luz, a Igreja é LUA, Ct 6.10, ou seja, a luz não lhe é inerente. Ela a recebe do Sol da justiça e a transmite para o mundo;
(b)           Ela é permanente, Jó 18.5; Pv 18.9;
(c)            Ela é outorgada, ou seja, a Igreja é despenseira da Luz divina, I Co 4.2; Sl 118.27. Precisamos ser zelosos, a fim de não deixarmos nossa luz no velador.
(d)           Ela é regeneradora, I Ts 5.5; Ef 6.6. Quando os pecadores se encontram com a LUZ, é-lhes aberta a porta da transformação e da liberdade, , II Co 5.17; Jo 8.36.
A Igreja deve manter-se fiel aos seus compromissos com a LUZ, claramente estabelecidos na Palavra de Deus.
Não devemos compactuar com a escuridão moral e espiritual que tomou conta do mundo, mas manter-nos como o farol de Deus, todos os momentos e sempre.
Eis alguns de nossos compromissos:
(a)           Andar na luz, I Jo 1.7; Jo 11.9;Sl 89.15; Is 2.5;
(b)           Estar na luz, I Jo 2.9;
(c)            Vestir as armas da luz, Rm 13.12.
(d)           Trabalhar na luz, Jo 3.21; etc.
Ultimamente algumas ilustres figuras do meio evangélico parecem estar esquecidas de sua natureza e responsabilidade cristã, de modo que estão se aproximando excessivamente do ambiente de trevas.
Milhares de pessoas estão aplaudindo o fato de alguns segmentos da mídia nacional, antes totalmente contrários ao Evangelho, estarem agora abrindo espaço para cantores evangélicos, etc.
Mas há um grupo fiel que não fechou seus olhos e está conseguindo ver além da cortina. Já houve casos de cantores do Rei se exibirem ao lado de hostes de adoradores de demônios. Num desses casos, a cena foi presenciada por milhares, quase milhões. Foi deprimente saber que os que aplaudiram o hino sagrado tiveram de engolir as canções de Baal, que se lhe seguiram.
Quem pode assegurar que foi um ato evangelístico, evangelizante ou evangelizador?
Quem garante que algumas centenas de miseráveis pecadores se encontraram com Cristo naquela ocasião? Ou minha ótica estaria totalmente fora de foco?
Não estará em desenvolvimento uma perniciosa estratégia de Satanás, visando a confusão e a mistura do Evangelho de luz com o reino das trevas?
Será que nossos cantores realmente estão precisando de levar sua lâmpada para grandes palcos e depois permitirem que se ponha nelas um vinagre de Belial, ao invés do azeite do Espírito?
Já não basta a omissão do nome cristão (ou evangélico)?
Nós falamos a língua portuguesa e em português claro Evangelho é EVANGELHO (e não gospel). Não está sendo orquestrado um disfarce muito sutil, para nele, com ele e através dele começarmos a maquiar, a macular, e depois a perder a nossa identidade?
Seria isto o prelúdio de novos dias de Constantino? Se assim for, algum tempo mais tarde precisaremos de novos luteros.
Que a Luz da Igreja continue a ser luz. Que os pregadores do Evangelho preguem a Palavra. Que os cultos não sejam shows e sim cultos. Que os cantores sejam identificados como cristãos, como evangélicos e como representantes da Igreja do Senhor Jesus Cristo, e não meramente como representantes da música gospel.
Que a Igreja seja luz e não a deixe NEM SE DEIXE  escurecer.
Que ela seja sal e não se deixe apodrecer.

9 comentários:

Igo Gutemberg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igo Gutemberg disse...

Parabéns pelo blog, amado pastor! Ainda alimento o sonho de o ver pregando pessoalmente. Se Jesus se demorar um pouco mais, sei que isso vai acontecer. Graça, Paz e Fogo Santo!

Pr. Leonardo disse...

Que Deus continue lhe abençoando, o grande problema é que o sal esta perdendo o sabor e a luz apagando, o que mim preocupa é uma "liderança" inerte que esta cega e não se move contra tudo isto. Acho que a igreja brasileira esta precisando de uma reforma espiritual.

TABERNÁCULO DO AVIVAMENTO-USA disse...

Paizim Saudades do senhor e de pastora maura, minha esposa manda abraços,estamos aqui em sauth carolina "nosso Lodebar" mas ainda bem que Deus envia mensageiros e somos alimentados, te amamos Pr. Fausto Miss. Cristina

Jeremias Filho disse...

Parabéns Pr. Geziel por este lindo trabalho que fez e continua fazendo, em pro do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus cristo. Eu tenho estado preocupado com os rumos que nossas igrejas tem tomado. Deixando de pregar o tema central da Biblia. e o povo estar indo a morte sem experimentar uma verdadeira experiencia com Jesus Cristo.

Martins Pessôa Regis Júnior disse...

Ap. Geziel, a paz do Senhor. Ainda tenho viva em minha memória quando ainda tinha seis anos de idade e vi o senhor pregando no antigo prédio 338 da Assembleia de Deus em São Cristóvão, hoje Assembleia de Deus Missão Apostólica da Fé, na noite em que minha mãe, eu e minha irmã entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus. Hoje, com 41 anos e como um dos pastores auxiliares da Missão Apostólica da Fé, louvo ao Senhor Jesus pela oportunidade ímpar de poder ler este texto, pois tenho feito esses mesmos questionamentos que o senhor está trazendo quanto aos "modismos" que estão seduzindo a Igreja em nossos dias. Vejo também nesses "modismos" uma tentativa do Inimigo de estender sua mão "amiga", como ele fizera nos dias de Constantino, usando, mais uma vez, a máxima "se não pode vencê-lo, una-se a ele". Infelizmente, há muitos irmãos enxergando isso como algo bom, esquecendo-se das implicações que essa "amizade" com o mundo traz, inclusive a de ser chamado de "adúltero" pelo Senhor.
Fique na Paz do Senhor Jesus.

Ev. Glauko Santos disse...

Realmente é lamentável quando se deixa de perceber de qual natureza é, assim como de se fazer insensível quanto a responsabilidade no que faz.

Parece que os horizontes estão carregados de nuvens tenebrosas cujas águas tempestuosas desaguarão sobre muitas vidas influentes e seus seguidores.

Algo nos diz que a igreja evangélica em solo brasileiro vai ser sacudida. Algo nos deixa ver que muito boas gentes "gospel" vai aportar no momento de real definição. Um afunilamento parece estar direcionando ao momento de ser clara e nitidamente identificada a diferença entre o que serve ao Senhor e ao que não serve (independente de posição, status, graus, cargos e funções).

A esta altura é preciso haver retomadas nos moldes da igreja do Novo Testamento.

Parabenizo ao nobre irmão em Cristo, servo de Deus, Pastor Geziel, pela excelente e brilhante iniciativa de trazer esta postagem muito oportuna.

Paz seja consigo.
Fraternalmente,
Em Cristo,
Pb. Glauko Santos
glaukosantos.blogspot.com

zyzaburiti@hotmail.com disse...

concordo pastor geziel gomes, a igreja nos dias hodiernos precisa de homens que tenha a visão do reino de DEUS pra igreja, pois temos ouvidos pregar muitas teologias vãs, que na realidade não leva o povo a uma verdadeira adoração e intimidade com deus, precisamos deixar a meismice de lado, as fábulas.. e pregar o evangelho real, sincero e sem muitas demagogias, assim como cristo nos foi exeplo.

Francisco Neto disse...

Caro Pr Geziel, paz e parabéns pela página digital. Vim conhecer o conteúdo do blog e concordo, inflelizmente os malditos "modismos" vendem um evangelho adocicado e barato, sem compromisso com a pureza e a verdade ...

Aproveito e deixo convite para visitar e opinar no meu blog.

http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Francisco Netto