sábado, 13 de março de 2010

A GLÓRIA DO SEGUNDO

Quem vive obcecado com a idéia de ser o primeiro, dificilmente poderá se deleitar com a glória do SEGUNDO.
Mas, para entender com precisão essa tal glória do SEGUNDO, convém saber-se, por primeiro, a que SEGUNDO se refere.
Pode ser que se esteja pensando nessa diminuta fração do tempo, pois minutos não existiriam se SEGUNDOs não houvesse. E a glória desses SEGUNDOs é que jamais dependem dos primeiros.
Por outro lado, nada custa conduzir o raciocínio para uma coisa que diz respeito a outra, como aconteceu por exemplo na Criação, quando Deus criou cada animal SEGUNDO a sua espécie.
Nesse caso, a glória do SEGUNDO é que ele é anterior ao primeiro, ou seja, primeiro o animal, mas SEGUNDO a espécie.
A glória do SEGUNDO pode consistir em substituir o primeiro, como numa secretaria de Igreja. Nesse caso, o SEGUNDO tem o brilho da estrela e o primeiro o do sol. Explicando: as estrelas somente brilham depois que o sol se esconde no horizonte. Mas, não obstante sejam segundas, elas têm também o que Paulo chamou solenemente de “a glória das estrelas”.
Muitos abominam ser o SEGUNDO, porque se sentem diminuídos. Outros vivem assombrados com a posição de primeiros, temerosos de um eventual rebaixamento. Que dizer daqueles (como Jônatas ou Barnabé), que foram destinados ao SEGUNDO posto, enquanto outros (como Davi ou Paulo) pareciam carimbados para ser o primeiro?
Onde está, então, a glória do SEGUNDO? Ela reside no fato de que Davi não seria o primeiro, sem a presença de Jônatas. Por sua vez, Paulo não seria igualmente o primeiro, não fosse a atuação corajosa de Barnabé, o SEGUNDO,
Mas esse Barnabé que veio a ser o SEGUNDO, em Atos 13 foi chamado primeiro, porque aí habita a glória do SEGUNDO.
Nada de casualidade. É um princípio bíblico. O Novo Testamento, que é o SEGUNDO, foi projetado primeiro por Deus, por causa da Redenção. Mas na ordem canônica ele aparece em SEGUNDO.
O Milênio, que acontecerá primeiro que a Eternidade, celebrará o Antigo. A Eternidade, que se manifestará depois, verá as delicias do Novo, e assim a Igreja se regozijará com a glória do SEGUNDO.
A revelação foi dada ao escritor da Epístola aos Hebreus: Tira o primeiro, para estabelecer o SEGUNDO.
A glória do SEGUNDO Adão será infinitamente maior que a do primeiro, tanto que é chamado de Último.
A glória do SEGUNDO filho de Abraão não se compara com a do primeiro.
A glória do SEGUNDO foi sentida em toda a terra do Egito, pois embora o faraó usasse o primeiro carro, foi no SEGUNDO que desfilou José, “o salvador da terra”.
Muitos líderes experimentam costumeiramente grande dificuldade em compor sua equipe ministerial, por não encontrarem alguém disposto a ser o SEGUNDO. Nessa busca, costumam se dar conta de que alguns enxergam pequenez ou humilhação no SEGUNDO posto, quando na verdade se esquecem de que a glória do SEGUNDO é dar suporte ao primeiro e faz-lo bem sucedido.
Durante décadas a glória de Josué foi dar suporte a Moisés. E quando o grande líder se foi, a glória do SEGUNDO foi suceder o primeiro.
A mensagem de Jonas apresentou aos cidadãos de Nínive em primeiro lugar a iminência de um forte castigo devido sua vida abominável. Com o arrependimento dos ninivitas, Deus agiu SEGUNDO as Suas grandes misericórdias.
A glória do SEGUNDO dia do banquete de Assuero superou em grande escala a do primeiro, visto que foi nele, no SEGUNDO dia, que a rainha Ester denunciou Hamã, e os judeus começaram a vislumbrar sua estupenda vitória.
Por inspiração divina, o profeta anunciou a Israel que a glória do SEGUNDO templo seria maior que a do primeiro.
SEGUNDO as palavras de Jesus, a glória do SEGUNDO mandamento consiste no fato de ser ele semelhante ao primeiro.
Concluo oferecendo uma palavra de congratulações a todos aqueles que, após haverem sido vitimados por um golpe do Adversário e se afastaream da Igreja, a ela retornaram, pela graça do Senhor e agora declaram, com imensa alegria, que a glória de seu SEGUNDO estado supera profundamente a do primeiro.
Toda glória para Deus, SEGUNDO a riqueza de Suas benignidades.

2 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Amado Pr Geziel, creio plenamente que o SEGUNDO colóquio será maior do que o primeiro!

Será maior nas pérolas que os irmãos receberão. Será maior pelas vidas que serão tocadas, pelos relacionamentos transformados, pelos ministérios restaurados.

"E Davi os apascentou, SEGUNDO a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos". Sl 78.72

abraços, Marcelo de Oliveira

http://davarelohim.blogspot.com/

GLAUKO SANTOS disse...

Prezado Pastor Geziel:
Paz do Senhor.
Excelente mensagem neste oportuno tema! Congratulo-lhe glorificando ao Deus Eterno que inspira os Seus pregadores e que segundo a sua eterna graça e inefável misericórdia a concedeu-lhe. Num tempo em que muitos jamais pensam no segundo por se ocuparem em apenas se preocuparem em ser o primeiro, é muito bom e confortante ler a presente postagem! Reitero felicitações. Pb. Glauko Santos, São Gonçalo-RJ.