terça-feira, 23 de junho de 2009

BÍBLIA, UM LIVRO SINGULAR

  • Felizes são todas as pessoas que se deixam influenciar pela leitura e pelo conteúdo das Sagradas Escrituras, a Palavra santa, a Verdade sublime doada por Deus à humanidade, Jo 17.17; Ap 1.3.
  • Deus tomou tempo para ordenar e inspirar a composição de Seu Livro. Na verdade, ao longo de 16 séculos Ele teve a paciência de procurar cerca de 40 homens, das mais distintas profissões e dos mais diversificados graus de cultura e capacidade.
  • Ninguém, senão o Possuidor da Sabedoria eterna e universal poderia utilizar-Se de reis, sacerdotes, profetas, pescadores, estadistas, funcionários públicos, boiadeiros, fazedores de tendas, fazendeiros e médicos, a fim de redigirem o texto do maior de todos os livros, com total harmonia e absolutamente inerrância.
  • Bem-aventurados os que procuram esse livro que é água viva para saciar a sua sede, que é pão para saciar a fome; esse livro que é leite, para todos se abastecerem e se nutrirem com suficiência; esse livro que é lâmpada, para que cada se deixe orientar e iluminar em todos os caminhos da vida.
  • Venham a ele todos os que amam ler. Quer gostem de história ou biografia; quer amem narrativas ou poesias; quer prefiram filosofia ou drama; ainda que amem cartas, acima de tudo. Nesse livro se encontram todos os gêneros conhecidos da literatura universal, sem esquecer as parábolas e as alegorias, os romances, as elegias e os melhores entre todos os cânticos.
  • Esse livro foi o escolhido para inaugurar uma das maiores invenções humanas, a Imprensa. Desde Guttemberg ele tem sido o mais difundido de todos quantos que circulam neste Planeta.
  • Voltaire, um célebre filósofo francês, declarou solenemente e sob juramento que cinqüenta anos depois de sua morte esse livro não mais existiria, visto que dele o mundo de então não mais ouviria falar. Exatamente meio século após sua morte, a Sociedade Bíblica de Genebra adquiriu sua casa para ser o lugar onde imprimiria milhares de volumes das Sagradas Escrituras. Atualmente a Bíblia pode ser lida em mais de 1.800 línguas e dialetos.
  • Tarefa absolutamente inútil é ousar definir o que é mais importante na Bíblia. Se sua inspiração, ou sua iluminação ou sua revelação. São três ações sobrenaturais do Espírito de Deus utilizadas na composição desse livro, sem as quais ele não seria exatamente o que é, não produziria o que adequadamente produz e não se manteria durante tantos séculos como se tem mantido.
  • Inspiração é a atividade do Espírito Santo ao soprar na mente dos escritores sacros a mensagem exata, o pensamento perfeito da Divindade, independentemente da personalidade e do estilo de cada escritor. Por causa de II Tm 3.16, se diz Theopneustos-God breathed, Deus soprando dentro do homem.
  • A Bíblia Sagrada é a única e insubstituível regra de fé e de autoridade para os filhos de Deus, os quais encontram em suas páginas a revelação precisa e inalterável do caminho da salvação e da felicidade humana.
  • Se alguma coisa não for encontrada nas páginas da Bíblia é porque Deus não a considera importante ou indispensável para o conhecimento básico do homem, em seu desejo de com Ele manter comunhão.'
  • Vários foram os seus escritores, mas um só é o seu Autor. E por ser a Bíblia fruto da autoria do próprio Deus, é um livro capaz de ensinar, redargüir, corrigir e instruir em justiça, II Tm 3.16. Havendo sido escrito com tais atributos, esse livro pode com segurança fazer de seus leitores pessoas sábias para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus, II Tm 3.15.
  • "Todo conselho de Deus no tocante a tudo quanto é necessário para a salvação, fé e vida do ser humano, consta expressamente na Escritura." (Westminster, C-6.006).
  • Com absoluta certeza, o Espírito Santo, inspirador das Escrituras jamais se negará a prestar auxílio a quantos desejem haurir delas e nelas o conhecimento, a fé, a virtude, a graça e a sabedoria que dela emanam, elementos indispensáveis para uma vida de vitória entre os homens e agradável aos olhos de Deus.
  • Sendo eu filho de um homem que leu a Bíblia, de capa a capa, duzentas e sessenta vezes, sinto-me à vontade para dizer que vale a pena imitá-lo.
  • Findo, recordando as palavras de D. Pedro I: "Eu amo a Bíblia. Leio-a todos os dias. Quanto mais a leio, tanto mais a amo".
  • Que todos os meus nobres e amáveis leitores sempre possam dizer o mesmo.


 


 

9 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

SHALOM!

1. Alguém já disse:

"A Bíblia é entre os livros, aquilo que Cristo foi entre os homens".

um abraço do amigo, Marcelo de Oliveira

Godói211 disse...

Coelho Neto... umas das mentes pensantes mais admiráveis da literatura, maranhense, participante da fundação da Academia Brasileira de Letras, o primeiro ocupante da Cadeira nº. 2, um dia escreveu sobre a Bíblia:

“Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias.”


Para mim, Livro tão poético quanto forte, denso e profundo!

Jorge Baptista, Sr. disse...

Dileto Pr. Gesiel
Muita Paz!

Que seria do mundo sem a Biblia? Bem disse o cantor sacro em nossa querida harpa cristã "Santa Biblia para mim és o meu tesouro sim..."

Que Deus continue a usá-lo para a nossa edificação, grande principe.

Sempre em Cristo,
Pr. Jorge Baptista
Luanda-Angola

Mar disse...

Paz amado gostaria de pedir ao irmão Gesiel Gomes em nome de Jesus que irmão ore por min pois tenho algumas areas da minha vida dificuldade para vencer não falta de oração e renucia tenho feito mais ao refletir alguns ponto fecho fragilidades que não convem ao homem de Deus ter.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paivateologia disse...

Gostaria de saber porque que a BÍBLIA é UM LIVRO SINGULAR? Já que ela é um conjunto de livros.

Favor enviar resposta para o E-MAIL:
francisco.jos120@gmail.com

paivateologia disse...

Gostaria de saber porque que a BÍBLIA é UM LIVRO SINGULAR? Já que ela é um conjunto de livros.

Favor enviar resposta para o E-MAIL:
francisco.jos120@gmail.com

paivateologia disse...

Gostaria de saber porque que a BÍBLIA é UM LIVRO SINGULAR? Já que ela é um conjunto de livros.

paivateologia disse...

Gostaria de saber porque que a BÍBLIA é UM LIVRO SINGULAR? Já que ela é um conjunto de livros.

Favor enviar resposta para o E-MAIL:
francisco.jos120@gmail.com