A expressão que serve
de título para este texto foi tomada das palavras de Paulo, endereçadas a
Timóteo, seu filho na fé, I Tm 4;6.
Havia um anelo no
coração do apóstolo das gentes no sentido de que Timóteo fosse mais que um
simples ministro. Seu desejo era que ele viesse a ser um bom ministro.
O vocábulo ministro descreve vários títulos oficiais
de caráter civil ou religioso.
No Brasil os Ministros
são pessoas que exercem atividade de alta importância no Poder Executivo, e são
ligados diretamente à Presidência da República.
Com muita propriedade,
o Smith`s Bible Dictionary declara
que no Antigo Testamento essa palavra (ou título) é aplicada a Josué, Ex 24.13,
sendo que na maioria das versões ela é traduzida por servidor. Em I Rs 10.5 ela
é traduzida por oficiais e se refere a auxiliares de Salomão, que serviam no
palácio.
Em II Cr 22.8 os
ministros são chamados de príncipes e no Sl 104.4 pode estar se referindo a
oficiais de Israel ou a anjos.
Sacerdotes e levitas do
AT são também chamados de ministros: Ed 8.17; Ne 10.36 (sacerdotes que
ministram), Is 61.6 (ministros de nosso Deus), Ez 44.11 (ministros no
santuário), Jl 1.13 (ministros do altar), etc.
Em II Sm 8.18 lemos que
alguns dos filhos de Davi eram ministros. No Salmo 104.4 lemos: Faz dos seus
anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.
Voltando-nos
para o Novo Testamento, encontramos a declaração de Paulo, de que as
autoridades atuam na condição de ministros de Deus, Rm 13.6.
Em
algumas versões o assistente da sinagoga ( Lc 4.20) é chamado de ministro.
·
Chegamos,
agora, ao ponto que mais nos interessa: os obreiros de Deus e sua condição de
ministros.
O NT
enumera as seguintes designações, quando se refere aos Obreiros que exercem
efetiva liderança na Casa de Deus::
(1)
Ministros, I Co 3.5
(2)
Ministros da Palavra,
Lc 1.2.
(3)
Ministros de Cristo, I Co 4.1; II Co
11.23.
(4)
Ministros de Deus, II Co 6.4.
(5)
Ministros de um novo testamento,
Co 3.6.
De acordo com o Easton`s Bible Dictionary, existem duas
palavras hebraicas e três gregas, usadas no texto sagrado, as quais são
traduzidas por ministro:
(1)
Meshereth,
usada
para Josué, os servos de Eliseu, os sacerdotes e levitas, etc.
(2)
Pelah,
que
tem a conotação de ministro religioso, Ed 2.55; Ne 7.57, etc.
(3)
Leitourgos, um administrador público, Rm 13.6. É aplicado a Cristo em
Hb 8.2.
(4)
Hyperetes, alguém que presta serviços a um superior, Lc 4.20; At 13.5..
(5)
Diakonos, que significa alguém que presta serviços a outro no
ministério do Evangelho, I Co 3.5; Ef 6.21; Cl 1.7, etc.
Os escritores do NT
usaram exaustivamente o verbo ministrar (também traduzido por servir). Seguem
alguns poucos exemplos:
(a)
Finda a tentação no deserto, os anjos
ministraram a Cristo, Mt 4.11.
(b)
Jesus recomendou aos Seus discípulos que
se abstivessem de qualquer forma de grandeza, mas que se servissem (ministrassem)
uns aos outros, Mt 20.26; Mc 9.35. 10.43;
(c)
Jesus não veio para ser ministrado
(servido), mas para ministrar (servir), Mt 20.28; Mc 10.45.
(d)
Se
alguém pode ministrar-me (servir-me), então siga-me,
Jo 12.26.
(e)
Eu
te levantei para que possas ministrar e ser minha testemunha,
At 26.16.
(f) Eu
vou a Jerusalém a fim de ministrar aos santos, Rm 15.25.
O Senhor Jesus revelou
a Paulo que Ele próprio estaria concedendo dons e qualificações especiais a
alguns dentre os Seus, a fim de exercerem o Ministério.
Esses dons correspondem
a cinco ministérios, de acordo com Efésios 4.11: apóstolos, profetas,
evangelistas, pastores e mestres.
Em algumas versões da
Bíblia, inclusive em outros idiomas, a expressão anjo da igreja, usada em Ap 2 e 3 é traduzida por ministro da
Igreja, referindo-se, portanto, ao pastor.
A Igreja não pode viver
sem a ação dos seus ministros. Por sua vez, os ministros precisam ser dedicados
à Igreja no exercício de seu ministério.
É permitido aspirar ao
ministério, mas não é permitido apoderar-se dele. Há que esperar a confirmação
de Deus, a certeza da chamada, a evidência da vocação e o tempo certo.
Paulo tinha consciência
de haver sido levantado por Deus para ser um ministro, Ef 3.7. Cl 1.23. O
Senhor lhe outorgou 3 dos cinco dons ministeriais, a saber: apóstolo,
evangelista e mestre. Ele sabia que não era um profeta, nem um pastor, II Tm
1.11. (Nesse texto, pregador corresponde a evangelista).
Se a pessoa assume uma
posição na Igreja que não corresponde ao seu
ministério, jamais produzirá os frutos desejados e esperados.
O pastor tem paciência
para ouvir as ovelhas. O evangelista, não. O evangelista prega com ousadia e
muita vibração. O pastor é mais calmo e professoral no seu estilo.
O mestre cuida de
orientar a Igreja em todo o conselho de
Deus, enquanto o evangelista se especializa na mensagem da Redenção e se
deixa consumir pelo ardor evangelístico e pela vontade inquebrantável de ver
almas salvas.
Evangelistas apreciam
estatísticas e amam as multidões. O pastor é capaz de tomar bastante tempo com
uma ovelha ferida ou cansada
Nos últimos anos têm
aparecido muitos ministros com o dom de
avivalistas. Tal nomenclatura não tem embasamento ou apoio escriturístico. Freqüentemente
os avivalistas se esquecem de fazer apelos aos pecadores, enquanto tomam todo o
seu tempo buscando um derramamento de poder sobre os que já estão dentro do
aprisco.
·
. Um bom ministro é
aquele que ministra a graça de Deus aos seus ouvintes, Ef 4.29.
Um bom ministro
ausculta as necessidades da Igreja e tem a marca da fidelidade como selo de seu
ministério, Ef 6.20. Cl 1.7. Cl 4.7
A principal preocupação
de um bom ministro não é ministrar aos desejos
da congregação e sim às suas necessidades,
Fp 2.25. 4.16.
Se considerarmos a
palavra ministro no sentido de quem
presta um serviço para Deus e para o Seu povo, os cantores exercem um
ministério. E de igual maneira os que contribuem, os que visitam, os que
intercedem, etc., etc.
Mas, se usamos a
palavra ministro no sentido da
liderança e da administração da Casa de Deus os cantores não são ministros.
Os cânticos não dirigem
a Igreja. Eles são oferecidos a Deus, na esperança de que Ele os aceite e Se
digne de liberar a ação livre do Espírito no culto que se realiza.
Esta é a razão por que
os louvores vêm quase sempre em primeiro lugar, ou seja, na parte inicial do
culto. Eles abrem o caminho para o que se segue.
No tempo de Josafá eles
precediam os que vinham armados para as grandes batalhas.
Os pregadores são a
tropa de choque de Cristo, os atiradores de elite de Jeová, os guerreiros do
Espírito Santo.
É difícil de entender
porque no Brasil os cantores recebem ofertas em média cinco vezes maiores que
os pregadores.
A glória do cantor é
entoar os hinos que todos conhecem, A glória do pregador é pregar uma mensagem
que nunca se ouviu antes,
Deus tem um propósito
para a vida de cada pessoa que Ele vocaciona, chama e levanta para o sagrado
Ministério.
Paulo chama isto de uma
dispensação de Deus e está em plena harmonia com Sua Palavra, Cl 1.25.
Um bom ministro tem a
graça de Deus e a capacidade de ajudar, estabelecer, confirmar e consolar os
irmãos, I Ts 3.2.
Um bom ministro deve
possuir um excelente caráter e ser uma pessoa de quem todos dão bom testemunho,
inclusive os infiéis, ou seja, a comunidade onde ele vive, I Tm 3.2,10.
Um bom ministro deve
ter costumes de primeira qualidade e em nada deve entristecer o Espírito Santo,
Tt 1.7; Ef 4.30.
Um bom ministro jamais
deve esquecer seu compromisso e sua obrigação de defender a fé que provém do
Evangelho, Fp 1.7.
Um bom ministro deve
estar cheio de autoridade e deve estar sempre
consciente daquilo que fala, pois sabe que Deus confirmará suas
palavras, como aconteceu com o profeta Elias, I Rs 17.1-16;
Um bom ministro deve
ser um exemplo para o rebanho e um motivo de glorificação ao Nome de Deus, Fp
3.17; II Ts 3.9; I Tm 4.12; I Pe 5.3,
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as
palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
4 comentários:
Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.
Nobre irmão em Cristo, Pastor Geziel:
O Senhor nosso Deus continue lhe concedendo sempre profundas e ricas lições sob a unção e inspiração do Espírito Eterno.
Estou edificado pela exegese e aplicação expostas no post.
Aproveito a oportunidade para felicitar ao servo de Deus meus cordiais e sinceros votos de Boas Festas e Feliz Ano de 2012, extensivos à sua digníssima família e parentela.
Desejo ao amado irmão em Cristo, muita saúde, mais ricas oportunidades e sucessivas vitórias por meio de Cristo Jesus.
BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO.
Abraço fraternal com graça e paz do Senhor Jesus.
Em Cristo,
Pb. Glauko Santos,
São Gonçalo-RJ.
glaukosantos.blogspot.com
Prezado pastor Geziel, além de poder ouví-lo através de alguns vídeos que tenho em minha casa, tenho o privilégio de ser abençoado também através das mensagens aqui postadas. Através da imprensa assembleiana acompanho a tua trajetória desde os tempos em que eras redator do Mensageiro da Paz e A Seara e de alguns de teus artigos. Os anos se passaram mas o nosso Deus que não muda, continua te usando como verdadeiro instrumento nas Suas mãos! Um abração e desejo-lhe as mais ricas bênçãos do Senhor neste novo ano.
Olá amado príncipe e Jesus!li as matérias do seu blog pr. Geziél e amei profundamente os temas abordados.
Não dá pra decifrar por temas melhor ou tópico menor,pois todos são almejantes,todos estão enriquecido de graça e escrito com sabedoria.
Deixo aqui o meu abraço.de seu amigo e irmão e aluno:Pr.Gilmar Fontes.
Pr.Geziél Gomes
Pr.Napoleão R.Falcão
Pr.Ek.Takayama.
São vcs a razão que hoje me tornei pregador do evangelho segundo o chamado de Jesus Cristo,todos vcs me ensinarão o caminhar da justiça do reino da gloria de Deus.
Paz seja eternamente com vc e vsª Sagrada Família.
Postar um comentário