segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RECORDANDO A VIDA DE ADÃO

Junto-me a milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo, em diferentes épocas e lugares, que crêem no relato da Bíblia.
Logo, creio que Adão foi o primeiro homem, e creio firmemente que foi criado pelas mãos do Todo-Poderoso.
As lições deixadas por Adão não podem nem devem ser esquecidas pelos seus descendentes.
***
Adão não desfrutou de algumas experiências que nos são fundamentais.
Ele não nasceu, nunca foi uma criança, não teve pais, jamais freqüentou uma escola, não conheceu brinquedos de qualquer espécie, nem foi adolescente.
Nós não vivenciamos algumas peculiaridades da vida de Adão: não fomos formados artesanalmente por Deus, não moramos em um Paraíso, não experimentamos dias de total inocência, nem nos deliciamos com o tipo único de contato e comunhão com o Criador.
***
Existem quatro palavras que podem ajudar o nosso entendimento a descobrir as lições que herdamos do primeiro homem: privilégios, omissões, frustrações e esperança.
Adão foi por excelência o homem dos privilégios.
Ele conheceu a Deus como ninguém. Sua amizade e intimidade com Elohim não tiveram paralelo na história da Humanidade. Deus pessoalmente lhe preparou e lhe entregou uma esposa. Ele dispunha de uma sabedoria privilegiada e uma memória exuberante.
Ele usou sua sabedoria para dar nome primeiramente a todos os animais e depois a sua esposa. Ele foi orientado a usar sua autoridade no domínio da Terra e do que nela havia.
Nos primeiros anos de sua vida conheceu o trabalho, mas desconheceu o cansaço. Lavrou a terra, mas nunca foi tomado de suor. Aspirava o perfume das flores, sem identificar um só espinho.
Adão foi por excelência o homem das omissões.
A Bíblia jamais registra um ato de adoração a Deus, praticado por Adão.
Nunca o vemos expressando uma só palavra de gratidão ao maravilhoso e pessoal Criador.
A Bíblia se refere aos cânticos de Moisés, de Débora, de Davi, de Asafe, de Maria, de Paulo e de tantos outros. Por que não o cântico de Adão?
Por que ele se omitiu tanto? Ao receber Eva das mãos do Senhor e admirar sua incomum formosura, por que não pronunciou algumas palavras de agradecimento ao seu Benfeitor?
Adão foi por excelência o homem das frustrações.
Perdeu o Jardim, que Deus mesmo fizera para lhe proporcionar permanente prazer. Perdeu a maravilhosa inocência, que deixou ser trocada pela angustiante consciência.
Perdeu o direito da visitação de Deus, na viração do dia. Perdeu a vestimenta invisível de santidade, que foi substituída por um ridículo avental de folhas, absolutamente incapaz de cobrir qualquer nudez.
Perdeu a oportunidade de ser um herói de obediência, ao se tornar um agente de transgressão e desobediência.
Deixou de ser um confidente de Deus, para ser um interlocutor do Diabo.
Perdeu o ar primaveril do Jardim, com seus rios cristalinos. Passou a viver com suor e conviver com espinhos.
Saiu do jardim, sumariamente expulso, escoltado por querubins, sem o direito de olhar para trás, sequer para reter na mente a ultima imagem dos dourados dias, que jamais voltou a viver.
***
Apesar de tudo, Adão é o homem que deixou para nós a lição de que o futuro existe e é promissor.
Os muitos anos que Adão ainda viveu foram anos de esperança. Ele não voltou a entrar no Paraíso, mas morreu com a promessa de que Alguém recuperaria esse paraíso perdido para a raça, da qual ela fora o pioneiro.
Adão não morreu pressionado pelo tormento de uma serpente que fora porta-voz de Satanás. Ele morreu com a certeza de que um dia a semente da mulher esmagaria a cabeça da Serpente maior.
Somente Deus nos impede de sermos afogados nas torturantes lembranças do passado. Ele tem uma mensagem de esperança que garante a beleza do futuro.
***
Deus nos ajude - a todos nós, a valorizarmos com inteligência e piedade os nossos privilégios. Que Ele nos conceda infinita graça a fim de não sermos colecionadores de omissões.
Que do nosso currículo de vida não façam parte frustrações.
Que firmemente caminhemos, sabendo que o nosso futuro está assegurado pelo Senhor. Afinal de contas, “o fim é melhor do que o principio”.

10 comentários:

Melk disse...

Maravilhoso comentário Pr. Geziel, palavras cultas,porém compreensíveis. Fico grato a Deus por ter levantado um estrumento como o senhor.

Fernando Cardoso disse...

A Paz do Senhor...

Depois de ler não não dá para cometer "omissões" (rss).

Depois da leitura feita ontem..isso mexeu muito comigo..comentei com um obreiro, ultilizei em uma aula no seminário...
Mas hoje de manhã..., em um trabalho de evangelismo no trem...não me veio outra coisa para falar senão exatamente este assunto..
Penso que muita gente, comum como nós; foi abençoada com esta Palavra.

Sementes não podem ser desprezadas.

Obrigado, Pastor Geziel pelo privilégio do "compartilhar"; pelo senso de não "omitir"; pela franqueza de saber que mesmo "nós" muitas vezes passando por "frustrações"; há um Deus que tem uma ancora chamada "esperança" para nos salvar.

Até mais.

Pb Fernando Cardoso - SP.

ana disse...

"Que Ele nos conceda infinita graça a fim de não sermos colecionadores de omissões.
Que do nosso currículo de vida não façam parte frustrações."

O sr. sempre se superando

quem dera todos lessem esse blog..

Godói211 disse...

A ternura e, ao mesmo, a firmeza e profundidade destas palavras são tocantes.
Embora, seres humanos com a consciência do pecado, no entanto, com a certeza do perdão.

Portanto, tenhamos paz no espírito, estejemos quietos!

Pois: "Na quietude, entramos em contato com a nossa interioridade. Nas conversas introspectivas, damos ordens ao coração para que não seja ingrato: “Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!”.

bruno disse...

è um prazer achar o Pastor Jeziel Gomes atraves desses txtos.Deus te abençoe Pastor!

ITALO CASTRO disse...

Olá Pr.Geziel Gomes.Não lhe conheço pessoalmente,apesar de assistir alguns dvds, mas seria uma honra conhecer o senhor.
Bem,mas o mais importante é que o evangelho seja anunciado, e fico feliz em saber que a palavra de Deus tem sido o assunto principal na vida de ministros como o senhor. Que o Óleo do Espírito sempre deixe a sua luz brilhar nesse mundo tenebroso e escuro."Que o SENHOR seja glorificado na vida do senhor.Que a paz de Cristo repouse sobre o senhor intesamente.

Berenice disse...

ESTOU PRECISANDO DO CONTATO DO PR GEZIEL PRA FAZER UMA AGENDA COMO EU FAÇO ALGUEM SABE???

Berenice disse...

meu emai lé brmendes23@msn.com
preciso do contato sobre a agenda do Pr.

Berenice disse...

meu emai lé brmendes23@msn.com
preciso do contato sobre a agenda do Pr.

moises felix disse...

A Paz do Senhor...

Que Deus possa continuar abençoando o senhor e toda sua familia nessa nova empreitada,que a paz do Senhor seja sua companheira sempre amem.

obs: preciso adiquirir seus dvds como faço???