sábado, 3 de julho de 2010

A GLÓRIA DE PERDER E A TRAGÉDIA DE GANHAR


Quantos sejam os anos da vida de um ser humano, ela sempre se caracteriza por uma sucessão de ganhos e perdas.
Jesus estabeleceu princípios estranhos, porém sólidos e verdadeiros ao deixar claro que para ganhar é preciso perder.
Muitos vivem preocupados o tempo todo com a falsa glória de perder peso e a penosa tragédia de ganhar fama.
A perda de peso é falsa porque nada acrescenta ao caráter. O lucro da fama pode ser uma tragédia pelos inimigos que conquista e pelo mau uso das benesses por ela adquiridas.
Ganhar a salvação quase sempre significa perder amigos, mas estes são efêmeros enquanto aquela é eterna.
Quando Cristo nos ganhou, o Diabo nos perdeu.
Moisés perdeu o fausto do trono do Egito, mas ganhou a glória da comunhão com Deus no monte.
Abraão perdeu a estabilidade de Ur dos Caldeus, mas ganhou o status de peregrino de Adonai. Em Ur, vivia em esterilidade. Como peregrino, tornou-se pai de uma multidão de nações.
Muitos perdem a honra quando ganham muito dinheiro. Outros ganham reputação, quando perdem o temor de ser honrados.
Muitos perdem o tempo que não sabem aproveitar e ganham o prêmio da inatividade. Outros ganham o troféu de laboriosos, enquanto perdem o amor pela inércia.
Abrão perdeu o nome de mais alto, para ganhar o de mais amado. É melhor ser amado em baixo, que desprezado em cima.
Jacó perdeu o direito de andar totalmente ereto entre os homens, mas ganhou o privilégio de um novo nome, que o declarava príncipe de Deus. É melhor ter o defeito de Jacó que a beleza de Absalão.
Daniel perdeu o prazer de ricos banquetes, mas ganhou a bênção de interpretar sonhos do rei.
José perdeu a emoção de uma aventura rápida com a mulher de Potifar para ganhar a designação de Primeiro-Ministro da nação mais poderosa de seu tempo.
Esaú perdeu o respeito pela primogenitura para ganhar o título de leviano e fornicário.
João Batista considerou uma glória perder a cabeça física, para poder ganhar a aprovação da Cabeça Espiritual.
Ananias quis ganhar algumas cédulas que enriqueceriam seu patrimônio, mas perdeu a própria vida, sob o juízo de Deus.
Alguns perdem o respeito para ganhar posições. Outros perdem posições para ganhar o respeito.
Existem os que choram quando ganham, pois sabem que a vitória era de outros e os que se alegram quando perdem, pois perderam o que não deviam possuir.
Na contabilidade espiritual de Paulo, perder posições humanas era uma glória, enquanto ganhar almas era um privilégio.
Caro leitor, como estás no ganha-e-perde da vida?
Bem-aventurados os que se desvencilharam de tudo que ganharam erradamente.
Mais bem-aventurados ainda os que conseguiram recuperar tudo aquilo que jamais deveriam ter perdido.
O filho pródigo, longe de casa, experimentou a tragédia de ganhar amigos. Só quando vivenciou a glória de os perder, se sentiu realmente feliz.
O irmão do filho pródigo perdeu a alegria quando o viu ganhar a reconciliação.
Para aqueles que choram as muitas perdas de ontem, recordamos que elas serão superadas e esquecidas pelas vitórias de amanhã.
O cego de Jericó viveu a glória de “perder” sua capa, para não sentir a tragédia de ganhar a morte estando ainda cego.
Ganhar é uma tragédia quando está em jogo aquilo que não se deveria possuir. Perder é uma glória quando se trata daquilo que jamais se deveria obter.
Quando Jesus quis declarar que a tragédia de ganhar o mundo só pode ser evitada pelo desprezo à glória de ganhar o que ele oferece, Ele propôs uma questão, que nunca pode ser esquecida:
“De que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”?

11 comentários:

Ev. Jaiton P. de Paiva disse...

Comunicamos ao nossos queridos leitores que o endereço do nosso blog foi alterado. Antes o endereço do mesmo era: www.JAILTONDEPAIVA.blogspot.com, agora o endereço é o seguinte: www.VIAGEMPELASESCRITURAS.blogspot.com Pedimos a compreensão de todos e esperamos que todos possam se adaptar ao novo endereço. Ajude-nos divulgando o nosso endereço e assim muitas outras vidas poderão viajar pelas Santas Escrituras.

Em Cristo, Ev. Jailton de Paiva (escritor do blog)

Ev. Jaiton P. de Paiva disse...

Amado Pastor Gesiel, tenho acompanhado o seu blog e visto o quanto Deus tem te usado. As minhas orações e o meu desejo é que isso continue! Dá uma passadinha no meu blog: www.VIAGEMPELASESCRITURAS.blogspot.com

Até logo!

Anônimo disse...

Amado pastor,

Meu coração chorou agora ao lê seu texto.Rico, muito rico!Cheio de verdades e reflexões.

Fiquei aqui pensando...Onde estão estas pregações? Onde estão estes homens que falam e fazem arder os nossos corações.Sim, pois foi exatamente o que senti agora, arder meu coração.

Vou passar a seguí-lo, este evangelho é a verdade que tenho procurado.

Em Cristo,
Regy Sales.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ev. Glauko Santos disse...

Prezado Pastor Geziel:
a paz do Senhor Jesus.
Lindo trabalho, Pastor! Extraordinariamente rico de lições potencialmente edificantes para todos. Realmente um precioso trabalho. Parabéns, Pastor Geziel!
Glória ao Deus Inspirador!
PbGS - Pb. Glauko Santos - São Gonçalo-RJ.

Mar disse...

amado veja esse site e o video nele tem muito haver o que amado postou Paz do Senhor Jesus.
Uns só querem brilhar sob os holofotes, mas a glória de Deus surge de pessoas e lugares inesperados.
Fonte:
http://www.iead-pvh.com/portal/modules/news/article.php?storyid=2465


Uma história emocionante de uma líder de um pequeno grupo exemplar. Vitória sofre de uma doença incurável. Apesar disto, se dedica ao trabalho missionário.
Video
http://www.youtube.com/watch?v=igu7PlChAmc&feature=player_embedded

Mar disse...

ORIENTAÇÃO ACERCA DA ESCOLHA DOS GOVERNANTES!
Deuteronômio Capítulo 17
15) porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.

A Palavra nos diz claramente que nós, povo de Deus, não podemos eleger qualquer pessoa para governar nossa nação, estado ou município, enfim, não podemos eleger qualquer tipo de pessoa para nos representar em qualquer que seja a esfera de poder instituido pela constituição do país, pois quando elegemos alguém, estamos concedendo a essa pessoa poderes para tomar decisões e criar leis que vão afetar direta e indiretamente a toda coletividade.

Não por sobre nós estrangeiro é não votar em pessoas que não compartilhem de nossa fé e valores cristãos, pois se o fizermos, estaremos correndo o risco de dar poderes a uma pessoa movida pelas paixões mundanas ou pelo próprio inimigo e essa pessoa poderá instituir leis que venham a afrontar o povo de Deus e a própria Palavra do Senhor como atualmente ja acontece, pois o inimigo é astuto e tem se valido dessa arma para afrontar o povo de Deus.

Portanto, devemos votar e eleger as pessoas escolhidas pelo Senhor, ou seja, pessoas que compartilham de nossa fé cristã, que creem e vivem a Palavra de Deus sempre norteados pelos valores cristãos.

Essa é então a orientação de Deus para que não venha sobre seu povo os prezuisos e tormentos do jugo do inimigo, mas que venham a paz e a prosperidade para honra e glória do nosso Deus!

amado gostaria que senhor Gesiel comentase sobre esse comentario ou fazer um postagem como achar melhor pois sei que sua palavra tem peso o senhor e um homem de Deus e serio no meio evangelico.

Lucas de Oliveira disse...

"A GLÓRIA DE PERDER E A TRAGÉDIA DE GANHAR"
Traz um link direto, tanto à vida espiritual quanto à vida material.
Vida material não no sentido monetário ou financeiro. Mas, principalmente no que tange ao relacionamento pessoal e social do homem. A Glória de perder o pedestal, a superioridade e o satus para ganhar a confiança, o respeito e a simpatia de todos.
Na vida espiritual o homem deve esvair-se de seu ego, não viver mais por si mesmo e deixar Cristo viver em si.
Pr. Geziel que Deus em Cristo, por intermédio do Espírito Santo continue te dando sabedoria para continuar administrando esse imponente ministério.
Paz!

Lucas de Oliveira

ev. paulo jp disse...

querido Apóstolo Gesiel, saudades . gostaria muito de revê-lo, sinto muito mas muito mesmo sua falta mesmo não passando muito tempo convosco mas os momentos que Deus nos privilegiou foram inesqueciveis, O Senhor é sua porção obg por tudo Evang. Paulo (estive com o Senhor em Recife na canaã e depois fui para João Pessoa) Fraternalmente em Cristo Paulo vosso conservo

ev. paulo jp disse...

por favor nos envie um e-mail ou nº para contato.

PORTAL FIEL disse...

Pr. Geziel, queria pedir a sua autorização para postar seu artigo em nosso portal evangélico (www.portalfiel.com.br), gostei muito do seu texto e queria poder compartilha-lo com mais pessoas através do nosso portal.
Aguardo retorno ( email: contato@portalfiel.com.br )