sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

50 ANOS DEPOIS


Pontualmente ás dezessete horas e trinta minutos do dia doze de dezembro do ano de hum mil novecentos e cinqüenta e nove, no templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus situada no Campo de S. Cristóvão, na Cidade do Rio de Janeiro, o saudoso pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos perguntou a um casal de jovens se realmente estavam dispostos a contrair núpcias naquele Altar e se pretendiam viver um para o outro.
O jovem contava com dezenove anos de idade e a senhorita, dezessete. Ambos eram filhos de pastores e a cerimônia foi oficialmente testemunhada pelo também saudoso pastor Túlio Barros Ferreira.
É fácil fazer as contas: o evento aconteceu há exatamente cinqüenta anos.
Os nubentes: Geziel Nunes Gomes e Maura Moreira de Oliveira.
***
Cinquenta anos depois, venho agradecer a Deus por este meio século de vida conjugal.
Meio século pontilhado de experiências de toda ordem.
Minha esposa alegrou-se comigo, sofreu comigo, peregrinou bastante, descobriu minhas fragilidades, suportou minhas excentricidades, testemunhou minhas fraquezas, aplaudiu minhas vitórias, conheceu meus amigos e amargou comigo os meus desafetos.
Desejo render-lhe minha homenagem de gratidão por não haver desistido da carreira.
Filha de pastor, esposa de pastor, tia, sogra e irmã de pastores, mãe de pastores, ela própria também pastora.
Sentou comigo nos púlpitos apinhados, diante de milhares. Ficou comigo em horas de solidão interminável.
Deus lhe deu a incomum graça de cuidar dos filhos com propósito definido: vê-los e tê-los sempre na Casa de Deus.
Hoje, com seis filhos, trezes netos e uma bisneta, dedicamos a Deus a gratidão por essa prole querida com que nos brindou o Senhor de todas as vidas.
***
Jadhiel é o primogênito. Estudioso, meticuloso, um profundo conhecedor das Escrituras, que maneja como um mestre.
Joel é o segundo. Tem o dom da perseverança no exercício do pastorado de hispanos, na outra América. Outros já haveriam desistido. Ele permanece. Um pregador muito querido por quantos o escutam.
Geziel Filho é um legítimo peregrino, rasgador de fronteiras, apaixonado por Avivamento. Nasceu para enfrentar desafios.
Jeriel vive também nos Estados Unidos. Dotado de vocação incomum para lidar com adolescentes, possui um temor a Deus que é marca registrada de sua personalidade.
Jesimiel Moisés possui um carisma particular e especial quando ministra a Palavra, quer no púlpito, para as multidões, quer na sala de aula para os acadêmicos.
Queila é única do sexo feminino, sensível ao toque do Espírito, habilidosa em ministrar para mulheres, tem a marca de grandes vitórias no seu viver.
Todos são amigos, todos são queridos, todos são insubstituíveis.
Todos são casados com pessoas muito preciosas, as quais têm ajudado a nos sentir felizes como família Gomes.
***
Já mudamos de residência mais de 20 vezes, sempre a serviço da Causa de Deus.
Já pastoreamos (ou co-pastoreamos) várias igrejas, ao longo desses cinco decênios: São Cristóvão, Olaria, Rio Comprido, Caxambu, Ilha do Governador, Sobradinho (DF), Framingham, Boston, Recife, etc.
Nossos filhos na fé se espalham por diferentes lugares. O número certo, somente Deus o sabe. Entre eles figuram Presidentes de República (Ghana) e mendigos, fazendeiros e peões, oficiais e praças, militares e civis, pastores e leigos, da maneira que o Senhor sempre quis.
***
Durante esses cinqüenta anos visitamos muitos países. Pregamos tanto na Suécia quanto na Guatemala. Assim no Japão e Austrália, como no Canadá e na Venezuela. Em Madagascar e também na Rússia. Literalmente, do Oiapoque ao Chuí.
Realizamos e/ou colaboramos com Seminários e Cruzadas de Evangelismo, Simpósios de Missões, Congressos de Crianças, Adolescentes, Jovens, Senhoras e Terceira Idade.
Estas palavras são escritas à guisa de prestação de contas. Ou seja, desejo dizer que fizemos tudo para aproveitar bem o tempo.
Nossa gratidão a Deus pelas igrejas que fundamos, pelos sofrimentos vividos na Obra, por Sua infinita benignidade para conosco, pelo amor que nunca nos faltou, pela graça que nunca nos negou, pelas vitórias que sempre nos outorgou.
Durante esse tempo, conhecemos e convivemos com todo tipo de pessoas: por um lado, as agressivas, infiéis, hipócritas, bajuladoras, cínicas e ingratas. Por outro, as sinceras, amáveis, leais, afetuosas, fiéis e agradecidas. Daquelas, nem os nomes recordamos. Destas, guardamos recordações imorredouras.
***
Como símbolo de uma vida peregrina, esse dia estamos passando num pequeno e simples, mas acolhedor hotel na cidade de Indaiatuba, onde deveremos fixar residência.
Aprendi que o melhor amigo do homem aqui na Terra é sua esposa. Quando, numa eventualidade, todos nos viram as costas, ela permanece ao nosso lado e nos estimula â vitória.
Os filhos são herança do Senhor, como diz a Bíblia. E são um patrimônio infinitamente superior a quaisquer tipos de riquezas.
Mas não custa nada lembrar que os filhos são nossos por um tempo. Até que eles também constituam suas famílias e a elas se dediquem, como fizemos há meio século.
A vida em família requer muita paciência, grande perseverança, um espírito de permanente renuncia.
Termino , junto com minha amada esposa, desejando a todos os jovens casais, a bênção de poderem um dia celebrar também seus cinqüenta anos. A não ser que Jesus venha antes.
O SENHOR VOS ABENÇOE E VOS GUARDE

16 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Nobre Pr Geziel, o que dizer deste magistral texto? Simplesmente glorificar ao Eterno por sua vida, e sua mui digna esposa - irmã Maura.

2. Parabéns por esta data tão expressiva: 50 anos de casamento - Bodas de Ouro. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre vós!

Salmos 36.8,9

com carinho, Marcelo de Oliveira

Moses Gomes disse...

Pai: peço-lhe sua bênção.
Quero juntar minha voz de caçula à sua e agradecer a Deus por esta data maravilhosa e significativa para toda nossa família.
É impossível descrever minha gratidão a Deus pela vida dos dois, mas preciso deixar registrado a ambos: muito obrigado.
Obrigado por me trazerem ao mundo; por me criarem no temor do Senhor; por me inspirarem a servir a Deus e respeitar Sua Palavra; por me influenciarem na minha chamada ministerial; por acreditarem em mim; por me incentivarem a pensar; por vibrarem com todas as minhas vitórias; por me acolherem ao voltar das minhas derrotas; pelo exemplo a ser seguido de que vale a pena servir a Deus; por me casarem na mesma data há 17 anos; por me amarem ainda antes de eu nascer.
Marcia, Gabriel e eu os amamos muito e desejamos que os muitos filhos, de casa e espalhados pelo mundo, lhes proporcione um sentimento de realização de um casal que venceu. E continua vencendo.

Jesimiel Moises
caçula

Igreja do Avivamento as Nacoes disse...

Felicidades por este dia tao memorável.
A trajetória de vocês como casal e algo a que imitar e seguir como exemplo de vida.
Parabéns pelo amor, compreensão, valor, ousadia, persistência, fe e coragem nestes 50 anos.
Bem aventurado sois entre muitos pois haveis alcançado graca e favor do Senhor!

Paulo disse...

Pastor Geziel, a Paz do Senhor.

Eu e minha esposa lemos seu texto marcante.Foi a primeira mensagem neste domingo dia 13/12/09, dia da Bíblia. Só Deus sabe o quanto é valioso para nós o vosso exemplo como casal. Uma bênção vinda do coração e das experiências do viver com Deus.
PAULO MORORÓ

Donato Araujo disse...

Prezado Pr. GEZIEL GOMES meus cumprimentos cordiais por esta data tão importante. Acredito de todo coração que o SR e a pastora MAURA guardam com carinho aquele QUADRO com a foto do vosso casamento que lhe entreguei durante a CONVENCÃO EM MADUREIRA registrado pela REVISTA SEARA à 50 anos atrás. Parabéns pelas BODAS DE OURO. Espero vê-lo pregar ''não muito depois destes dias'' At 1.5. Um grande abraço com profunda admiração cristã. DONATO ARAÚJO - RJ

Queila disse...

"Bem-aventurado é o casal que tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará."

Papai e Mamãe, não poderia deixar passar esta data tão significante sem desejar muitas felicidades! Que alegria poder celebrar um evento tão singular! Poucos são os que alcançam tal privilégio. Parabéns!!! 50 anos !!! Com a graça de Deus vocês chegaram até aqui! Com certeza tem sido uma jornada inspirada pelo amor da vossa união. Passo a passo, dia após dia, uns bons outros melhores e sempre acompanhados da presença Daquele que nos ensina, nos comforta e nunca nos deixa desanimar nos tempos de tempestade. Posso afirmar com convicção: Vocès são vencedores!

Deus confirmou a benção do vosso amor com os frutos da vossa união. Me sinto honrada e agradecida a Deus por ser, entre seis, uma das manifestações do favor especial de Deus nas vossas vidas. Sei que Jesus não tarda, mais enquanto aguardamos, podemos evidenciar a herança proveniente de Deus; filhos dos filhos, geração após geração. O sorriso do Pai como recompensa de duas vidas dedicadas ao engrandecimento do Reino Celestial.

Sei, Papai e Mamãe, que muitas vezes, nós os seus filhos, temos sido incapazes de preencher com desempenho as vossas expectativas, porém gostaria que soubessem que apesar das minhas fraquezas e falhas humanas, eu vos amo.

Agradeço a Deus por vossas vidas. Hoje, conheço o caminho do céu porque me mostraram a direção. Hoje, o meu nome está escrito no livro da vida porque me levaram ao encontro da fonte da vida. Hoje, conheco a verdade porque bem cedo plantaram a semente da fé no meu coração.

Agradeço a Deus mais uma vez pela vida de um belo casal que através desta abençoada união me deram a vida fíisica e através de imcomparável dedicação me mostraram o caminho da vida eterna.

Com muito carinho
Da filha única que muito vos ama
Queila

O Senhor conhece o caminho dos justos

Unknown disse...

Pr Geziel e Pra Maura, Parabens pelos 50 anos de Casados, Bodas de Ouro, nao e qualquer um que consegue e eu considero este tempo uma preciosidade concedida pelo Senhor Jesus que sempre os abencoou e protegeu. 50 anos de dedicacao e amor, solidificados pelo Senhor Jesus. E quero declarar que fiquei impressionada com a homenagem feita a Pra Maura, lindas palavras que expressam a sinceridade e a realidade de uma vida feliz de um casal que se ama.
Deus continue abencoando a vossa uniao. Pra Elenice Barbosa (Framingham MA)

JP Mayer disse...

Que momento maravilhoso! Que mais vitórias sejam alcançadas!

Anônimo disse...

Aos meus ilustríssimos e queridos progenitores, meus pais prs. Geziel e Maura Gomes, apresento aqui os meus sinceros votos de gratidão a Deus pelos 50 anos de vida conjugal vitoriosa.

Pais, pastores,intercessores, homem e mulher de Deus, exemplares na conduta e no serviço a Deus, assim como na criação dos seus seis filhos - todos servindo ao Senhor!

Deus continue brindando vosso casamento e vidas com muita saúde, felicidade e grandiosas realizações para o reino e a glória de Deus.

Estamos - eu e a filha de presente - minha esposa Lucy, muitíssimo orgulhosos de ambos e oramos a Deus para que o vosso exemplo e influência continue marcando gerações, assim como as nossas vidas, que são hoje também, produto de vossa conduta ilibada e dedicação incomparável ao Mestre da Galiléia.

Um beijo grande no coração e Feliz Bodas de Ouro!

Salmos 128

Carinhosamente,

Jay & Lucy Gomes

AD EM ALMERINDA disse...

Saudações em Cristo.
Com a cordialidade que nos é própria de servos de Deus e com o sentimento de jubiloso agradecimento, transmito ao nobre casal, queridos e amados irmãos em Cristo, Pastor Geziel e mui digna esposa Pastora Maura, os meus mais sinceros votos de felicitações pelo vosso aniversário de casamento. E quanto ao texto deste artigo, expresso-lhe parabenização pelas lições incentivadoras aos novos casais que nosso Deus tem unido diante do Seu altar para servi-lo. PbGS - Pb. Glauko Santos - São Gonçalo-RJ.

Paulo Henrique disse...

Estimados Pastores Gesiel e Maura parabéns. Aguardo vocês aqui em Natal/RN para juntos tomarmos uma água de côco na linda praia de Ponta Negra.
Com saudades, Pb. Paulo Henrique.

Jorge Baptista, Sr. disse...

Nobre Pastor

Muita Paz!

Junto minha voz as centenas de vozes que sentem o dever de parabeniza-lo pelos 50 anos de casados!Que data! Que momentos! Que as muitas lembrancas que com certeza tem se transforme em licoes para muitos outros casais que desejam chegar juntos aos 50 anos!

Possa o Senhor Deus continuar a abencoar-lhes e tornar-vos canais de bencaos!

Sempre em Cristo,

Pr. Jorge Baptista
Luanda - Angola

AD Vila Magini disse...

Graça e paz! Pr. Geziel Gomes!

Seja dada toda glória ao Eterno por essa linda união! Que o Senhor continue abençoando sua família e seu ministério!

AD Vila Magini
http://www.advilamagine.blogspot.com/

Mar disse...

Parabéns pelas bodas de ouro eu gosto dos amados e não podia deixar de dar uma passada aqui pode assistir em dvd o fim e melhor que Principio onde comentou período que varia a bordas na cidade de águas de Lindoia a Paz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

Pastores amados que felicidade é ver q ate aqui o Senhor os ajudou, os abençoou, os fortaleceu, os encorajou; Que privilégio ter sido pastoreada pelo senhor e a pastora Maura saber o não foi tão facil fica aqui no Recife um clima tão quente, tão incontante a temperatura mas ficaram por amor Aquele vos chamou o Senhor Jesus e como foi bom os seus coselhos os seus abraços, suas correções como pastores.Meu coração é grato a Deus por essa aliança que não foi só mais uma união, mas foi um casamento onde a presença de Deus esteve sempre em excelência. Eu os amo. "A Deus seja glória, a Deus seja a glória pelas bençãos sem fim"

Andreza (Canaã Recife)

Eliana disse...

Que o Senhor vos abençoe cada dia mais e que continuem dando muitos frutos para a glória do Altíssimo!