segunda-feira, 30 de junho de 2008

CRUZADAS EVANGELISTICAS: ELAS NÃO PODEM MORRER.

O fim de semana que passou (27,28/6/2008) foi particularmente marcante para minha vida.
A convite do Pr Alcendino, de Brasilia, estive em duas cidades da região, a fim de ministrar a Palavra de Deus em duas Cruzadas Evangelísticas.
Por algumas décadas o Senhor da Seara me tem brindado com o privilégio de participar desse tipo de trabalho, o Evangelismo em massa.
Todos nós sabemos que ele não substitui o evangelismo pessoal, mas precisa existir, para complementá-lo adequadamente, no exercício da Grande Comissão.
Desde os idos de 1964, ao tempo dos saudosos pastores Alcebíades Vasconcelos e Túlio Barros, tenho me envolvido em e com Cruzadas.
É alguma coisa profundamente bíblica, intensamente apaixonante e comprovadamente gratificante.
Lembro-me, sempre, de algumas delas, marcantes e inesquecíveis: Guatemala City, Akkra-Ghana, Cochabamba-Bolivia, Santiago-Chile, Luanda-Angola, Maracaibo-Venezuela, Ibuaguê-Colombia, etc, etc. O Brasil nem quero mencionar, porque envolveria quase todos os Estados.
O mérito principal das Cruzadas consiste no fato de serem uma continuação da estratégia do Nazareno, o Supremo Comunicador, o amigo das multidões, o Salvador precioso e único.
Bernhard Johnson foi, certamente, o vulto maior expressão no movimento de Cruzadas em terras brasileiras. E não dá para esquecer uma verdadeira revolução nessa área, promovida nas décadas de 60-80 por Morris Cerullo.
Quando vi 67 pessoas virem a Cristo na Cruzada de sexta, em Santo Antonio do Descoberto e 12, na de Braslândia, como me senti feliz.
E, como nunca é tarde demais para aprendermos ou para repartirmos lições, deixo aqui um leve comentário sobre as duas.
A primeira se realizou em um ginásio; a segunda, dentro do templo, com telões do lado de fora.
Segundo o Pr Alcendino, todos os inconversos que estavam no Ginásio, se decidiram por Cristo, incluindo muitos desviados.
Quando penso em sessenta e sete e doze, sinto-me inclinado a fazer 5 considerações:
1) Não se pode medir a obra de Deus por números, estatísticas, etc. Uma alma vale mais que o mundo inteiro, conforme ensinou Jesus. Logo, ambas as Cruzadas foram extremamente frutíferas.
2) Aceitaram 67 pessoas na sexta porque havia 67 pessoas. No sábado, não havia esse número. Jamais haverá salvação em número superior ao de pessoas presentes. Aí se somam alguns fatores: onde se trabalhou mais para convidar amigos, onde se ofereceu melhores condições para os convidados, etc.?
3) No ginásio, praticamente todos estão na mesma posição. No templo os crentes chegam cedo, quase correndo, ocupam os primeiros lugares e os pecadores...
4) Cruzadas Evangelísticas nos templos dificilmente produzem grandes resultados. Nas ruas, praças, ginásios, estádios, etc. a situação muda completamente.
5) Jesus disse que o templo é casa de oração. Ou seja, as ruas são o melhor lugar para pregação.
Deixo uma palavra de apreço ao Pr Alcendino e aos demais pastores que se empenharam na realização dessas duas Cruzadas, bem como aos alunos do Seminário, que estavam dentro delas, realizando tarefas que iriam enriquecer os seus currículos escolares, além de cooperarem diretamente para a expansão do Reino de Deus.
Cruzadas não devem morrer.
Elas não podem ser substituídas por grandes “cultos de avivamento”, os quais, via de regra, produzem muito barulho, alegram bastante os salvos, mas quase sempre não conduzem os pecadores a Cristo.
E não seria esta, por ventura, nossa principal missão?
Em Ef 4.13 se mencionam cinco ministérios, entre os quais não aparece o de “avivalista”.
Não seria hora de convidar os notáveis oradores, comunicadores de primeira linha, alguns até bons agitadores de massas, a lançarem as redes no mar alto, a fim de, com os novos resultados, apressarmos a volta do Senhor Jesus?
Finalizando, quero sugerir-lhe que deixe o seu comentário sobre este assunto. Obrigado. Deus o(a) abençoe grandemente.

7 comentários:

JP Mayer disse...

Pr Geziel, a paz do Senhor! Aqui é o Dc. João Paulo. Como arde em meu coração quando leio e participo sobre e em cruzadas evangelísticas. Aqui em minha igreja eu e mais três diáconos ajuntamo-nos e, com o pouco recursos que tínhamos, montamos um humilde palanque, compramos um razoável som e começamos a realizar cruzadas (uma vez por mês) nas várias congregações de nossa igreja (no meu album do orkut há algumas fotos). Pois bem, estava indo muito bem, com a bênção de Deus, com salvação (a prioridade)e curas (o complemento). Mas, mudou-se a direção da igreja e, por motivos que não devo mencionar aqui, fomos obrigados a abandonarmos a cruzada. Mas, esperamos em Deus que, se for de sua soberana vontade, nossa humilde cruzada irá ressuscitar.

Amemos as Cruzadas Evangelísticas!!!

Marcelo Barboza disse...

Meu grande amigo e querido Apóstolo a quem tributo reconhecimento e respeito.
Suas linhas deveriam tornar-se artigo de algum importante periódico evangélico de nossa nação. Por ser um denuncismo de caráter urgente.
Eu me recordo com saudades de inúmeras cruzadas que participei, tendo recebido o chamado para o ministério em uma delas.
Nunca esquecerei o impacto que as cruzadas causaram em minha vida e ainda causam.
Parabéns por suas palavras tão propícias, que soaram como as palavras de um atento sentinela que detecta qualquer movimento diferente no arraial dos santos.
Um grande abraço!

Leonardo Araújo disse...

A paz do Senhor Pr.Geziel Nunes Gomes,Meu Nome é Leonardo Araújo de Melo,tenho 22 anos e sou obreiro da Assembléia de Deus em natal-Rn(CGADB),igreja presidida pelo Pr.Raimundo João de Santana.

Sou um jovem pregador do evangelho,por graça e misericórdia do Pai,estando eu passeando pela internet em busca de algumas pregações,e estudos bíblicos,me deparei com o seu blog,e o primeiro artigo que me chamou atenção foi este acerca das "cruzadas evangelísticas".
Chamou-me atenção foi a mais ou menos 2 anos o Senhor da Searra me fez um promessa de que eu seria evangelista.Disse Ele:"homem cinge os teus lombos,Tu serás evangelista,escreve o nome fama,estou escrevendo seu nome naquele lugar,sou eu teu professor",outra vez ele disse:"Filho,no abrir e fechar de tua boca vou eu te usar e aonde colocares a planta do seu pé jamais faltará da minha chuva".A principio não entendi,afinal de conta me via pregando nas igrejas,congressos e etc e não nas cruzadas;porém de um tempo para cá Deus tem me despertado neste sentido.Tem o Senhor me dado sonhos em cruzadas,a maioria na África.Pedindo confirmação ao Senhor fui a uma vigilia e o Senhor usou um vaso e disse:"vou eu te colocar nas asas de aço,dentro de um avião e te levar para outro país",logo depois da profecia,perguntei em espírito como isso iria acontecer,se eu nunca tinha pregado nem na igreja sede de meu bairro?30 minutos depois uma caravana de irmãos chegaram na vigilia e Deus tomou uma irmã em profecia e me disse:"homem,por que duvidaste do meu servo quando te disse que ia te levar a outro país?não me pergunte como vou fazer,poís vou mandar as passagens tanto de ida como de volta,e tu farás uma obra de libertação que tenho para relizar naquele país".Uma semana depois fui orar no monte para saber que país era este,mas ao inves disto o Senhor mostrou a um irmão um visão a meu respeito.Ele me viu de pé sobre um mapa,meu pé esquerdo sobre a Europa e o direito sobre a África".Pr.Geziel,seria isto uma resposta de que Deus vai me usar com milagres e avivamento na Europa e em cruzadas na Africa?(Poís tenho tido desde o inicio da fé,antes mesmo de ser batizado com o Espirito Santo,sonhos ora na igreja ensinando e curando enfermo,ora em cruzadas na africa,além de uma vez sonhar em uma aldeia africana vestido de médico atendendo a um ancião e com a biblia na mão direta).

Gostaria muito que o amado me responde-sse,me desse alguns conselhos e visita-sse meu blog,ten alguns estudo bíblicos lá tbm.

Leonardo Araújo,Irmão em Cristo.

Leonardo Araújo disse...

Pr.Geziel,aqui é o jovem leonardo Araújo de novo.Continuando o texto,de lá para cá ,Deus tem me dado diversos sonhos,progetos e metas ministeriais dentre eles são:
.Criar um Instituto Bíblico no Nordeste do Brasil,aos moldes do IBAD de Pindamonhangaba-SP
.Criar uma Biblioteca na sede do ministério,e dar início ao projeto "crentes de beréia",incentivando a cada congregação possuir a sua biblioteca e contruir ou alugar salas de aula para melhor aprendizado na Escola Dominical.
Criar um centro de Capacitação ministerial para pastores,obreiros e líderes de uma forma geral.Ainda na jurisdição do centro,ministrar um seminário específico aos obreiros.
Criar um núcleo missionario(Uma junta de missões que aborde desde ensino teológico,preparo ministerial,até envio e sustento de missionários e suas famílias)Obs.:Todas as minhas ministrações nos cursos serão gratuitas!
Criar um centro de reabilitação para drogados.
Criar um centro de apoio aos pregadores intinerantes(um segmento dentro do Ministério vidas em cristo,que vise conceder capacitação ministerial,apoio financeiro e espiritual aqueles que receberam do Senhor uma chamada específica.
Criar um asilo para os idosos.
Criar um orfanato para crianças carentes,que aborde desde o estudo secular,bíblico e que também supra suas necesidades pessoais básicas,como:alimentação,banho,vestes,lazer e etc).
Adquirir um programa diário de 1 hora na rádio.No futuro adquiri uma rádio com sinal AM e FM.
Adquirir um programa semanal de uma hora na Tv aberta.Futuramente,adquirir um canal de tv aberta que alcançe toda a nação,o qual também possibilite que as ministrações do meu programa diário sejam trasmitidas em todo mundo.
Criar uma revista mensal do nosso ministério no afã de informar os nossos mantenedores de nossos novos projetos e metas ministeriais.
Criar um WebSite do ministério,no Estilo portal.
Criar um sistema de auxílio espiritual pela internet e por telefone(estilo o "Call-center valorize a vida")para irmãos ou pessoas que estiveram com dificuldades espirituais.
Criar uma livraria do ministério com convênio com a CPAD ou ainda entrar em acordo para que ela seja a nossa editora.
Criar uma editora do ministério conveniada às instituições legais da CGADB.
Criar uma gravadora conveniada às instituições legais da CGADB.
Adquirir no mundo espiritual uma cruzada mundial.Wolrd Cruzade Lives In Christ
Criar em nosso ministério um departamento social que distribua cestas básicas,vestes e etc as familias carentes e a vítimas de catástrofes naturais.
Adquirir um prédio para sede do ministério,com funcionários e cooperadores cristãos,que sejam devidamente remunerados de acordo com as leis trabalhistas vigentes no país.Estes devem se reunir todos os dias na primeira hora do expediente para oração.Em seguida cada um irá para o exercicio normal de sua função;Contudo 24 grupos de oração serão escalados,de tal forma que Cada grupo orará 1 hora em favor do ministério enquantos os outros trabalham normalmente.

PR MARCOS CRUZ disse...

Caro Pr Gesiel,

fiquei muito feliz por encontrar num site de busca depois de muita procura,seu artigo sobre esse tema pouco divulgado. Seu texto me Alegrou por alguns motivos que gostaria de citar.

1- Escrito por um Evangelista para Evangelistas.

2- Orienta e encoraja novos evangelistas a buscarem esse método de evangelismo

3- Quando penso em evagelista, me vem a mente os estrangeiros Osbor,Bonke, Gamous, Graham, Evans,Morris cerullo e também os que já partiram como Kulmman, Johnson Mesmo sendo mais que brasileiro. Agora me permita referir-me ao sr como um evangelista, mas quando penso em Evangelistas brasileiros penso no Sr pr Gesiel, Schiliró, Takaiama, e mais alguns que certamente existe no anonimato.

Portanto termino com uma pergunta.
Porque tão pouco material destinado para evangelistas? só temos folhetos,folhetos e folhetos

Porque tão pouco investimento na evangelização de massa?

Pr muito obrigado por expor parte do seu pensamento sobre esse assunto

Me alegrou muito

abraços!

pr.edilson correa disse...

A Graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo,tanto ao amado pastor Gesiel,quanto aos amados,que deixaram seus comentários. Meu nome é Edilson Corrêa, sou Pastor de um pequeno ministério independiente que tem por nome: Igreja Transformando Vidas. Tem apenas 5 anos, e passei 20 anos na Assembléia de Deus em São Luís-Ma sob o pastoreio do saudoso Estêvão Ângelo de Sousa, e José Guimarães Coutinho. Meus pastores de área foram: Misael Mendes da Rocha,Carlos Augusto Carneiro Rocha e Francisco Fábio Silva leite. Hoje estou presidindo um ministério da forma como aprendi,tenho 45 anos,sou casado a 20 anos, e tenho uma filha de 18 anos,e um filho de 19 anos,ambos servindo ao SENHOR.Glorifico ao SENHOR por sua vida pastor,pela visão que o Senhor tem lhe concedido,e compartilho do mesmo desejo que o Amado Pastor tem e também os colegas e irmãos de ministério. Arde em meu coração o desejo de alargar as tendas,e parti para o que muitos esqueceram,que é a pregação para as massas.O mundo clama,necessita de Jesus.

pr.edilson correa disse...

A Graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo,tanto ao amado pastor Gesiel,quanto aos amados,que deixaram seus comentários. Meu nome é Edilson Corrêa, sou Pastor de um pequeno ministério independiente que tem por nome: Igreja Transformando Vidas. Tem apenas 5 anos, e passei 20 anos na Assembléia de Deus em São Luís-Ma sob o pastoreio do saudoso Estêvão Ângelo de Sousa, e José Guimarães Coutinho. Meus pastores de área foram: Misael Mendes da Rocha,Carlos Augusto Carneiro Rocha e Francisco Fábio Silva leite. Hoje estou presidindo um ministério da forma como aprendi,tenho 45 anos,sou casado a 20 anos, e tenho uma filha de 18 anos,e um filho de 19 anos,ambos servindo ao SENHOR.Glorifico ao SENHOR por sua vida pastor,pela visão que o Senhor tem lhe concedido,e compartilho do mesmo desejo que o Amado Pastor tem e também os colegas e irmãos de ministério. Arde em meu coração o desejo de alargar as tendas,e parti para o que muitos esqueceram,que é a pregação para as massas.O mundo clama,necessita de Jesus.