sábado, 17 de novembro de 2007

COMPROMISSO COM A VERDADE

Desejo abordar hoje uma questão deveras preocupante.

Observo que o compromisso com a verdade está sendo posto de lado, o que é extremamente lamentável.

Membros da Igreja, leitores da Bíblia, pessoas ensinadas por Deus, pela Palavra e pelos pastores, a falarem somente a verdade, estão se deixando levar por caminhos estranhos e a cada dia se afastam dela, a passos lentos ou largos.

Isto equivale a um afastamento da própria Pessoa de Cristo, visto ser Ele a personificação da verdade, Jo 14.6.

A Bíblia menciona a palavra verdade mais de 430 vezes. Será isto muito pouco?

Pessoas há que ocultam a verdade quando falam de si mesmas; outras, quando se referem a terceiros. Alguns há que contam o que não sabem, dizem o que não viram, torcem o que ouviram e acrescentam o que lhe disseram. A verdade sempre sai ferida, amesquinhada, corrompida.

Desde os imemoriais tempos de Eliezer (Gn 24), o servo de Abraão, que se ouve falar do caminho da verdade. Mas parece que esse caminho tornou-se vereda e para alguns ultimamente não passa de uma tênue clareira na floresta da vida.

Como se não bastasse notar-se a ausência da verdade entre leigos, agora esse vácuo se percebe entre pregadores da Palavra.

Há os que mentem quando contam fatos que jamais aconteceram. Que horror!

São conhecidos os pregadores evangelásticos, que sempre multiplicam drasticamente os resultados de seus próprios trabalhos. A Bíblia manda deixar a mentira e falar a verdade.

Há alguns anos, um destes mentirosos passou por igrejas nos Estados Unidos pedindo dinheiro para os seus missionários. Recebeu um bom bocado, que aumentou sua conta bancária. Quanto aos missionários, eram apenas 3 ou 4 jovens que cuidavam de duplicar seu material e despachá-lo Brasil afora.

Agora a moda é se falar de creches no Brasil e de missionários na África.

Essa gente, sem compaixão para com os ouvintes, sem temor para com Deus e sem pudor para com os pastores locais, vive a mentir e mentir e arrecadar fundos para comprar carros, casas e fazendas no Brasil.

Por que os pastores locais não pedem fotografias, documentos e relatórios confiáveis dessas famosas obras? Por que se deixam enganar por esse canto de sereia miserável e torturante?

Há uns 4 anos um desses perversos itinerantes passou por uma igreja no sul dos Estados Unidos e de uma vez arrebatou quase 6.000 dólares para as Missões na Índia, que ele dizia administrar com grande esforço e quase sacrifício.

Tudo mentira! Semanas depois o pastor local soube que esse ladrão nunca esteve na Índia! Tudo que ele sabia daquele país era fruto de suas famosas pesquisas na Internet.

Uma vez, numa Igreja do Centro-Oeste brasileiro me pediram para recolher uma grande oferta para Missões. O povo deu com amor. E deu bastante.

Dias depois me contaram com segurança que o pastor havia usado de esperteza. O dinheiro na verdade era para ser aplicado na compra do piso para a construção do templo. Todo mundo foi ludibriado. Inclusive eu.

E eu nem queria recordar aqui uma manhã missionária, durante a qual, a pedido do pastor local, pedi ao povo uma grande oferta missionária, de dinheiro e bens, e depois os anéis e relógios, de tantos que eram, foram vendidos a quilo.

Esses mentirosos e enganadores são uma escória entre o Povo de Deus. Eles, como escreveu Judas, são uma mancha em nossos banquetes.

Não é demais recordar que, caso subam, terão momentos de vergonha perante o Tribunal de Cristo.

A questão mesmo é saber se subirão. Apocalipse 21.8.

Estimulo o meu leitor a lançar o seu repúdio a essa onda de mentira que se alastra nos púlpitos sagrados.

Termino, recordando a magistral sentença do Nazareno: CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ, Jo 8.32.

5 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Que bom saber que há homens de Deus como o Pr Geziel compromissados com a verdade. A palavra verdade no hebraico é emet. A riquissima lingua hebraica nos ensina algumas verdades nesta palavra emet. Ela começa com a 1º letra do alfabeto hebraico : Álef, no meio desta palavra está a letra Mem ( que é justamente a letra do meio do alfabeto) e termina com a letra Tav ( a última do alfabeto). Isto nos ensina uma importante lição nesta palavra emet (verdade). A verdade precisa ter um início, um meio, e um fim !!! Temos que começar na verdade, prosseguir nela e finalmente terminar com ela ! Verdade sempre será a Verdade ! III Jo vs 3..... " testemunharam sobre quão fiel você é a verdade, e sobre como você continua vivendo na verdade........ que meus filhos vivem na verdade. Shalom, Pr Marcelo Oliveira

jamerson ferreira disse...

A PAZ DE CRISTO JESUS! ADMIRO MUITO SUA CORAGEM E SUA MENSAGEM PROFÉTICA. O SENHOR TEM ME INSPIRADO DIA APÓS DIA PARA UM COMPROMISSO MAIOR E MAIS CATIVANTE COM O NOSSO DEUS. TENHO DADO OS PRIMEIROS PASSOS PREGANDO A PALAVRA DE VIDA E SALVAÇÃO...
NUMA DE SUAS MENSAGENS, O SENHOR FALA A RESPEITO DO MOMENTO NO DESERTO ENTRE JESUS E O DIABO E DIZ: SATANÁS MANDA JESUS TRANSFORMAR A PEDRA EM PÃO PORQUE SABIA QUE SE ELE COMESSE MORRERIA. NO ENTANTO, UMA PESSOA QUE FAZ UM JEJUM DE 40 DIAS SÓ PODE COMER SOPA(...) POR QUE SÓ PODE COMER SOPA? HAVIA ALGUMA PROPRIEDADE NO PÃO DAQUELA ÉPOCA QUE O LEVASSE Á MORTE? COMO OCORRERIA ESSA MORTE? FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA. EM BREVE ESTAREI VISITANDO A CANAÃ RECIFE. UM ABRAÇO E DEUS CONTINUE FALANDO COM O SENHOR PODEROSAMENTE.
"ferreirajamerson@hotmail.com"

PRGG disse...

Meu caro Ferreira, obrigado por seu comentário. Após 40 dias de jejum, o corpo humano está impossibilitado por um longo tempo de ingerir alimentos sólidos. Assim, a pessoa deve gradativamente ir se alimentando de líquidos, sopas, comida leve, etc, até que o organismo reassuma sua plena capacidade digestiva. Deus seja contigo. Aguardo a visita.

PRGG disse...

Penso que todas as mensagens postadas, que referem-se à críticas sobre determinados assuntos em alta no meio evagélico, atualmente, mas que ninguém quer "perder a cabeça", como o fez João Batista, em favor da verdade, têm sido a voz do povo cristão, pois estamos, efetivamente, "engasgados". Sim engasgados! Porque as ovelhas não têm acesso a estes "pastores estrelas" pra lhes externar qualquer assunto que seja, pois os mesmos se trancafiam em gabinetes e só recebem quem a eles for conveniente. Todas estas declarações verdadeiras, que denotam o repúdio ao comportamento leviano de muitos daqueles que são nossos "líderes", procedem. Só quero deixar registrado Pr. Geziel que compartilho de suas reflexões e críticas. Estou neste "coro" contigo.

Debora Godoy, RS.

PRGG disse...

Deixo minha palavra de apreciação ao comentário postado pelo Evangelista Marcelo. Obrigado por seu apoio talentoso.