sexta-feira, 23 de março de 2012

A ATUALIDADE DO LIVRO DE LEVITICO



1.   Segundo os dicionaristas, a palavra Levítico significa referente às leis ou aos levitas.
2.   “Em hebraico o livro de Levítico recebeu o nome de Vaykra, que significa E ele chamou.  Esse título é tirado da primeira palavra do livro, que era uma forma costumeira de dar nome às obras antigas. O título Levítico da versão grega da obra e significa assuntos pertencentes aos levitas”. (http://www.vivos.com.br/90.htm
3.   Existem muitas pessoas que não sentem disposição para ler ou estudar esse livro, porque o consideram enfadonho, visto ocupar-se quase inteiramente de leis, regras e regulamentos específicos para Israel, aparentemente sem aplicação para a Igreja.
4.   Na verdade, Levítico merece muito mais atenção do que lhe tem sido dada.
5.   As duas palavras-chave do livro são santidade e sacrifício. Santidade refere-se à natureza pessoal de Deus e sacrifício ao método a ser usado pelo homem para chegar até Ele.
6.   Ele aponta para a santidade absoluta de Deus e revela através de seus símbolos a obra sacerdotal de Cristo.
7.   Pelo estudo de Levítico poderemos entender muito melhor que e como é possível a um pecador aproximar –se do santo e eterno Deus.
8.   A diversidade de sacrifícios exibida ao longo do livro aponta para a multidimensional obra sacrificial de Cristo, integralmente aceita e aprovada pelo Pai Celestial.
9.   Jesus referiu-se a Levítico 19.18 em Mt 19.19 e o apóstolo Pedro cita 11.44 em I Pe 1.16.
10.                 Poucos pregadores, tanto hoje como ontem, têm pregado sobre Levítico, com a exceção talvez de 6.13. Mas deixo aqui uma sugestão para que este livro seja objeto de interesse e dedicação para os proclamadores da Palavra, visto que pregar sobre ele ajudará muitas pessoas na compreensão de alguns dos temas centrais das Sagradas Escrituras.
11.                 Para compreender mais profundamente o livro de Levítico é aconselhável a leitura e o estudo comparativo da Epístola aos Hebreus.
12.                 Sejamos sempre agradecidos a Deus por esse livro e não desprezemos o seu conteúdo, pois prepara nosso coração para a revelação da suprema Obre Redentora de Cristo, mencionada em todo o Novo Testamento.

Um comentário:

EfeitoCristao disse...

Meu querido pastor, estou muito feliz de poder ler isto. Pois Deus tem me chamado a fazer um exame a respeito da Torá, e eu tenho um carinho muito grande pelo livro de levítico. E - para confirmar mais ainda - já tem uma semana que estou estudando a carta aos Hebreus! Tenho em mãos o Comentário sobre o pentateuco de C. H. mMckintosh ano 1977. Sendo sua 1ª edição 1834. Até mesmo C. Spurgeon leu ele, e o sugeriu. Acredito que Jesus está querendo me mostrar algo.
Deus Abençoe sua vida pastor.