domingo, 21 de agosto de 2011

UMA BENCAO CHAMADA SOBRIEDADE



Dentre as inumeras crises que assolam a sociedade destaca-se atualmente a crise de sobriedade. Constata-se a ausencia de sobriedade em todos os setores da vida humana, inclusive no seio do povo de Deus.
Torna-se impossivel alcancar uma vida de excelencia se nao houver um lastro de sobriedade.
O vocábulo sobriedade em sua primeira acepção se relaciona com a temperança, que e a sabedoria no comer e no beber.
A sobriedade “distingue entre o que é razoável e o que é imoderado e utiliza razoavelmente seus cinco sentidos, seu tempo, seu dinheiro, seus esforços, etc., de acordo com critérios retos e verdadeiros.” (http://www.portaldafamilia.org/artigos/virt022.shtml)
Na Bíblia Sagrada ela alcança uma dimensão muito mais ampla e quer dizer comedimento, parcimônia, moderação, naturalidade, ausência de complicação, simplicidade.
A perda da sobriedade tem levado inumeras pessoas a serem espalhafatosas, ridículas, altivas, exageradas, impulsivas e em extremo vaidosas.
Ser sóbrio é um requerimento fundamental imposto aos que desejam um tipo de vida agradável aos olhos de Deus.
A Igreja do Senhor precisa ser constituida de jovens sobrios, familias sobrias e sobretudo obreiros sobrios.
Paulo, em sua epistola dedicada a Tito (2.12), menciona a indispensabiblidade de sobriedade, justiça e piedade.
Sobriedade diz respeito ao equilíbrio horizontal. Justiça corresponde ao equilíbrio vertical. Piedade é o somatório dos dois.
Sobriedade está associada a vigilância, conforme lemos em I Ts 5.6.
 “A fé sem sobriedade pode se transformar em mero exibicionismo religioso. A esperança sem sobriedade pode conduzir ao fanatismo religioso, do tipo desses, por exemplo, que levantam líderes que marcam a data da volta de Jesus e hipnotizam seus seguidores. O amor sem sobriedade pode se transformar em simples filantropia, facilmente convertida em instrumento de proselitismo”.
Sobriedade no falar significa não dizer mais do que deve ser dito e principalmente falar a verdade em amor. “Aquele que fala comunica algo, revela a si mesmo e deve estar consciente do bem que faz a quem escuta. As conversas frívolas e as fofocas são evitadas para aquele que deseja crescer nesta virtude. O homem sóbriodestaca-se dos demais na natureza e no tempo do seu discurso. Fala apenas o essencial, não estende a conversa nem procura enfeitá-la com sua imaginação fértil. Considera o silêncio um dom precioso, que promove mais automaticamente a compreensão do que quem nunca pára de falar.” (rev Shalom, num. 62.
O perigo dos exageros nos relatórios e informações, Pv 27.2. Nao muito raramente nos deparamos com estudantes do primeiro ano de teologia que já mandaram fazer cartões de visitas de teólogos.
Os mais jovens esperam receber dos mais antigos um legado de sobriedade, principalmente se levarmos em conta Tt 2.2.
A sobriedade e requerida no relacionamento dos conjuges, bem no de pais e filhos, I Tm 3.11.
Espera-se dos pregadores que sejam sobrios, para nao se converterem em manipuladores de auditorios, em agitadores de auditorios e em “ astros” de shows.
Os homens de Deus, responsaveis por liderar a Obra do Senhor, precisam ser sobrios. Toda falta de sobreidade em suas palavras em seu comportamento, publico ou privado, e absolutamente indesculpavel, I Tm 3.2.
Tambem e indispensavel o exercicio da sobriedade no convivio dos Obreiros. “A sobriedade ensina a ajudar, e nunca a criticar. A respeitar, e nunca combater”.
Avivamento e o estilo ideal de vida da Igreja. Ele acontecd quando o Espirito Santo encontra liberdade para mover-se no meio do Povo de Deus. Mas em todo avivamento precisa haver sobriedade, a fim de que os excessos sejam evitados.
Nao pode haver desequilibro entre a Palavra e o Poder. Se nao houver sobriedade no uso do Poder, a igreja se tornara fanatica. A perda do equilibrio no contato com a Palavra podera introduzir o formalismo dentro da Congregacao, Pv 25.16.
Faltou sobriedade a querida Igreja que estava na cidade de Corinto, e teve de ser repreendida pelo apostolo Paulo, I Co 1.13ss.
Finalmente, deve haver sobriedade total, II Tm 4.5. Assim Deus nos permita.

6 comentários:

Ev. Glauko Santos disse...

Prezado Pr. Geziel:
Paz seja com o irmão em Cristo e servo de Deus:

A cada dia estou aprendendo um pouco mais e sempre somando e disponibilizando para que o Senhor multiplique...

A propósito do post edificante, considero mais um pérola de natureza orientadora e incentivadora.
O Senhor nosso Deus continue lhe abençoando em tudo...

Pb. Glauko Santos,
AD do Almerinda,
São Gonçalo-RJ.

Unknown disse...

Paz e graça seja convosco!

é verdade que a igreja precisa, mais principalmente os pregadores deveriam usar a sobriedade, mais a pressa pela fama evitam eles de subir os degrais da escada de jacó, como o senhor mesmo disse em 2007 no GMUH:

calma meus pregadores, a escada de Jacó não era um elevador!

até a volta de Jesus o senhor será sempre um exemplo de homem de Deus a ser seguido, como o senhor mesmo diz:

"as crianças pregam o querem." (congresso do Silas Malafaia)

continuo aprendendo com a sua experiência como servo e como ministro, que Deus possa lhe dar mais e mais sabedoria para instruir o nosso povo, que tanto carece de bons ministros.

servo, tiago raniere
AD belém, americana-SP

Unknown disse...

Perdemos a sobriedade quando deixamos o mundo questionar tudo o que é de Deus.O casamento hoje e questionado,A educação infantil e famíliar são questionado etc..o nossa verdade está em Cristo por isso somos cheio do seu Espírito quem é cheio do senhor Jesus está sóbrio e o restante atordoado com o inimigo amém

Pb. JAILSON SANTOS
ASS.DEUS MIN.ALFA. E.DE CAXIAD R.J

Unknown disse...

Muito boa a mensagem ! Me ensinou a ser um crente melhor

Unknown disse...

Sobriedade Sólida em Cristo Jesus,temos que testemunhar tal bênção através de nossas vidas , a sobriedade é inegociável para nós que somos filhos de Deus , 2 Timóteo 1.7, para acrescentar , um forte abraço a todos.

Unknown disse...

Ruy Alves, obreiro e servo do Senhor , IE.familia Alfa e Ômega Nova Iguaçu RJ.