sexta-feira, 19 de novembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE A IGREJA



Seria inútil tentar identificar algo mais precioso neste mundo que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, Seu Rebanho, Seu Corpo e Sua Noiva.
Ela foi estabelecida oficialmente em Jerusalém, no Dia de Pentecoste e desde então realiza a superior tarefa de adorar a Cristo, proclamar Sua Palavra, demonstrar o Seu poder e estender o Seu Reino.
“A Igreja reflete fundamentalmente a sabedoria e o propósito de Deus”[1] Ela não é a continuação de Israel, tampouco uma nova religião, senão um povo escolhido, com propósitos e futuro predefinidos, segundo a soberana presciência  do Pai Celestial.
É inegável a existência de uma guerra cruel movida por Satanás contra a verdadeira Igreja de Cristo, no entanto o próprio Mestre tem dantemão lhe assegurado plena vitória, Mt 16.16-18.
A Igreja existe como resultado direto da misericórdia, do sacrifício e da autoridade de Cristo.
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" ;Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rm 5:8; 1 Co 6:19-20).[2]
Cada filho de Deus deve pertencer a uma igreja local. Além disso, deve servir-lhe fielmente.
Igreja não é um lugar de divertimentos, senão de compromissos, sobretudo compromissos de ordem espiritual.
Desde cedo as pessoas devem ser treinadas a estudar a Bíblia e descobrir o que ela ensina a respeito do sentido mais profundo de sua existência e de suas múltiplas atividades na Terra.
Esta a razão por que cada igreja deve manter com seriedade, devoção e inteligência sua(s) classe(s) de discipulado.
O discipulado serve para dar, àqueles que crêem, uma base bíblica, apresentando-lhes as principais doutrinas da fé cristã; considerando que sua vida foi comprada com o sangue de Cristo, conservando assim, o fruto gerado pelo Espírito Santo.
Iniciar bem a vida cristã pode significar a garantia de um futuro promissor, de estabilidade espiritual e de produção de frutos abundantes para o Reino de Deus.
Que a Igreja não descure o seu papel de sal da terra e luz do mundo, [3] antes seja prudente e vigilante, não se deixando corromper  diante dos muitos apelos do Inimigo, das muitas estratégias do mundo e das muitas oscilações daqueles que praticam uma religiosidade estéril.
A Igreja nasceu para triunfar e ninguém a pode impedir de que alcance seu objetivo, senão ela própria, caso venha a tornar-se estéril.
A Igreja deve cultivar o seu amor a Deus, e a tudo que Lhe diz respeito,
a partir de Sua mui bendita Palavra.
Deve amar-se a si mesma, ou seja, deve desenvolver entranhavelmente a prática do amor fraternal.
Mas deve também amar os perdidos, os deserdados espirituais, os que, estando vivos, acham-se mortos diante de Deus.
A prática de Missões torna a Igreja mais unida, mais aquecida, mais motivada e mais digna de ser galardoada pelo Mestre e Senhor, no dia de Sua Vinda.
A Ele, glória para sempre e eternamente.


[1] Gary Hunt.
[3] Mt 5.15,16

7 comentários:

Lucy disse...

A paz. Notei contradições em seu texto. Primeiro, o senhor escreve "Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição" e, depois, escreve "cada filho de Deus deve pertencer a uma igreja local". Não concordo. Aliás, acho que a igreja - enquanto templo físico, placa denominacional - tem trazido muito mais malefícios às pessoas do que bençãos. Não me sinto obrigada a "ter comunhão" fixa com uma igreja, e não me sinto menos amada/salva por causa disso.

J. Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. Ricardo disse...

Cara Filha a palavra de Deus em Hebreus Capítulo 10 versículos 24 e 25 diz:

24. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
25. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Como você pode ver o próprio Apóstolo Paulo admoesta os crentes a congregarem em uma igreja.
A igreja somos nós crentes servos do DEUS VIVO os prédios erguidos são apenas locais para nos reunirmos, podem existir várias denominações mais a PALAVRAde DEUS é uma só. Uma ovelha reconhece a voz do seu Pastor. Assim como em todas as áreas da sociedade existem pessoas honestas e desonestas, no meio evangélico não é diferente pois infelizmente há aqueles que se disfarçam de crentes para enganar o povo, entretanto como serva de DEUS leia a palavra e você não será enganada, leia atentamente a PALAVRA de DEUS que ela iluminará a sua vida pois devemos seguir a santa PALAVRA de DEUS e não "o que eu acho melhor" disse Jesus: "Aquele que quiser me seguir negue a si mesmo tome a sua cruz e siga-me" "negar a si mesmo" não fazer a minha vontade mais a vontade de DEUS mesmo que esta vontade seja congregar em uma igreja. Louvo a DEUS pela vida do PR. Geziel Gomes paz seja contigo homem de DEUS.

Mar disse...

amado irmão em Cristo Pr.Gesiel gostaria de um artigo seu nesse blog falando sobre Mulheres podem ser pastoras?tem duvida nesta questão e há varias linhas contra com texto bilbico e outras a aceita afinal mulher pode pregar sim ou não?

Mar disse...

permitat complementar
Como você pode ver o próprio Apóstolo Paulo admoesta os crentes a congregarem em uma local para ajuntamento dos santos.
A igreja somos nós crentes servos do DEUS VIVO os prédios erguidos são apenas locais para nos reunirmos.

O que realmente e casa do Senhor será as paredes prédio os santuários,catedrais ou salões o que eu quero dizer A IGREJA SÃO AS PESSOAS a morada de Deus.vocês não percebem que o que mais precioso no evangelho é que ele nos libertar da idéia de que Deus reside em local determinado?em Atos 7 Estevão falou Entretanto , não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas;
Mas onde é a casa do Senhor em nós veja Apostolo Paulo Atos 17.24-25, o qual, divinamente inspirado pelo Espírito Santo de Deus disse: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.

Mar disse...

não há contradição ele esta certo.
vejo que essa frase fala tudo
os religiosos condenam todos os que não são das igrejas(templos)...
os "anti-religiosos" condenam todos que estão nas igrejas(templos)...

esse são dois pensamentos de religiosos agora na biblia o Cristão se reuniam.textos "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração" (Atos 2:46,VR)
Em Atos nós lemos, "Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o números de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte" (Atos 1:15). Era um grupo pequeno dos fiéis que em obediência ao Senhor permanecem em Jerusalém. Eles formaram o núcleo da Igreja Cristã. Alguma coisa aconteceu porque num período curto de tempo o grupo cresceu de cento e vinte para três mil cento e vinte pessoas. "De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas" (Atos 2:41).
Os grupos pequenos na igreja primitiva existiam para desempenhar muitas das funções básicas da igreja, como ensino, comunhão, proclamação e serviço. Estes podem ser encontrados da seguinte maneira:
Suprindo necessidades pessoais (Atos 2:44,45);louvor, comunhão e confraternização (Atos 2:46,47);evangelismo e pregação (Atos 2:47; 5:42);ministração, serviço e encorajamento (Atos 16:40);educação, treinamento e discipulado (Atos 5:42; 20:20).

Mar disse...

amado irmão em Cristo Pr.Gesiel gostaria de um artigo seu nesse blog falando sobre Mulheres podem ser pastoras?tem duvida nesta questão e há varias linhas contra com texto bilbico e outras a aceita afinal mulher pode pregar sim ou não?