domingo, 25 de outubro de 2009

JESUS CRISTO e Judas Iscariotes

A mais importante pessoa que nasceu neste Planeta foi Jesus de Nazaré, mediante o misterioso processo da Encarnação, I Tm 3.16.

Sua vida foi de completa santidade, Seu caráter absolutamente ilibado, Suas palavras fiéis e verdadeiras.

Ele não pode ser comparado a qualquer outro personagem da História, visto ser o Filho de Deus: eterno, justo, inocente e perfeito, de acordo com o testemunho das Sagradas Escrituras.

Conviveu com pecadores e ensinou-lhes o Caminho, proclamou-lhes a Verdade e ofereceu-lhes a Vida, Ele declarou isto textualmente, Jo14. 6.

Morreu para salvar aqueles que viessem a crer no Seu sacrifício, os quais alcançam o status de filhos de Deus.


 

Judas foi o pior dos habitantes desta Terra. Havendo alcançado o privilégio de aproximar-se de Jesus e ser seu discípulo, chegou a realizar missões de evangelismo, em meio às quais testemunhou milagres operados pelo Nome do Senhor Jesus.

Havendo sido egoísta, avarento, hipócrita e traidor, não hesitou em negociar a entrega de Jesus aos Seus inimigos, vendendo-o por trinta moedas de prata.

Arrependido, não se voltou para Deus e trocou o Maravilhoso Caminho pelo mais abjeto de todos os atalhos: suicidou-se.


 

Os governantes de uma Nação precisam medir suas palavras. Precisam demonstrar sobriedade, inteligência, senso ético e devem ser equilibrados no pensar, a fim de que sejam sensatos no falar, e respeitados ao serem ouvidos.

Poucos dias atrás, um representante do Senado da República, local de assento reservado às mais eminentes figuras nacionais, houve por bem desfilar em trajes menores, demonstrando estar totalmente divorciado dos mais elementares rudimentos de pudor, ética e decência.


 

Semana passada, a mais alta autoridade brasileira saiu-se com esta: "Se Jesus Cristo nascesse no Brasil e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão" "Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão" A citação está repetida porque existe uma pequena diferença na primeira parte do texto. A reação foi estrondosa e surgiu de todas as esferas e regiões.


 

Uso este espaço para também protestar contra essa insólita declaração. Excessos de verborragia são ridículos até mesmo quando procedem de adolescentes. Jesus Cristo merece mais consideração e respeito. A santidade de Seu nome não pode, JAMAIS, ser maculada por analogias corrompidas por politiquice rasteira. Os que desejam desfrutar do respeito alheio devem saber respeitar os demais, especialmente Aquele que nos criou e de Quem somos eternos adoradores.


 

Primeiro. Jesus não veio a este mundo cuidar de assuntos políticos. Ele veio "buscar e salvar o que se havia perdido", Lc 19.10.

Segundo. Ele concedeu uma oportunidade a Judas para ser uma criatura de bem, mas não pode ser objeto de comparações para qualquer tipo de aliança com esse "filho da perdição". Jesus é Deus. Judas, agente direto do Diabo. Deus e o diabo são inconciliáveis.

Terceiro. Jesus não faria coalizões espúrias com nada e com ninguém, sob qualquer pretexto. Ele está ACIMA de todas as barganhas, manobras e escamoteações, partam de onde partirem, venham de onde vierem.

Quarto. Jesus é capaz de fazer alianças, sim. Ele já fez com Noé, com Abraão, com Davi e com outros. Nunca o faria, porém, com Judas ou com seus seguidores, alguns dos quais lhe imitam os gestos, a postura e o estilo, esquecidos de se voltarem para Cristo, único Redentor da Humanidade.


 

Não escrevi estas linhas para defender Jesus. Ele sabe defender-se sozinho. Apenas quis ser mais uma voz, entre muitas que se levantaram neste País, para rogar ao líder maior desta nação que não misture o natural com o sobrenatural, o efêmero com o eterno, o humano com o divino, o homem de Karioth com o bendito Rei da glória


 

A Ele nosso louvor, gratidão e adoração para sempre e eternamente.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

UMA BÊNÇÃO CHAMADA PERSEVERANÇA

Conheço muitas pessoas que deixaram de realizar grandes obras para o Reino de Deus porque não tiveram a ousadia de perseverar.

Começar é excelente, mas pode vir a perder todo o seu significado se não for seguido de perseverança.

Um dos melhores chamados bíblicos à perseverança nós encontramos em Judas versos 17 a 23.

Pessoas que não perseveram jamais sobem ao pódio. Jamais são premiadas como heróis.

Toda tarefa tem início, meio e fim. Paulo declarou solenemente haver chegado ao fim, II Tm 4. Alguns de seus amigos não passaram do meio da jornada.

Tiago nos faz lembrar os muitos desafios e as inúmeras tentações que surgem no caminho dos que lutam, mas a perseverança é uma arma especialmente concedida por Deus aos Seus diletos filhos, a fim de vencerem todos os percalços, "até tocar o Céu", Tg 1.2-18.

Marcos viveu muitos anos na obscuridade porque não perseverou, após haver recebido o privilégio de se juntar aos primeiros missionários da Igreja, At 13. Somente anos mais tarde recebeu o reconhecimento de Paulo, que o considerou útil para seu ministério. Quase tarde demais. II Tm 4.11.

Talvez os melhores dias jamais foram vividos, por não haver perseverado.

A perseverança nos permite crescer espiritualmente e nos conduz a um estado de sólida maturidade. É o que se entende e se aprende da leitura de II Pe 1. 5-11.

Medo, insegurança, pouca visão, desmotivação, tristezas eventuais, ataques do inimigo e outras armas são frequentemente usadas para nos deixarem fora de combate, por ausência de perseverança. Há que triunfar sobre todos esses obstáculos espirituais.

É mais fácil ser perseverante quando se é agradecido. Oração e ações de graças mantém a temperatura espiritual sempre elevada, sem os perigos da frigidez do amor, II Ts 1.3-12.

Devemos vislumbrar permanentemente o grande alvo de nossa fé, o futuro encontro pessoal com o Amado de nossas almas. Nada deve e nada pode desviar o curso de nossa trajetória. Devemos sempre olhar para Jesus, autor e Consumador de nossa fé, Hb 12.2.

Toda perseverança é incondicional aliada da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus e sem perseverança jamais se alcança o prometido por Deus.

Convém, portanto, utilizar e desenvolver a fé sem esmorecer jamais, Rm 5.1-5.

Olhar para trás faz contemplar Sodoma pela última vez, sem direito a alcançar Zoar.

A perseverança está condicionada à nossa fidelidade à Pessoa e à Palavra de Deus. Não podemos ser ouvintes negligentes.

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Tg 1.25.

Devemos perseverar em nosso louvor, nossa adoração (Jo 4.23), nossa vida de oração (Cl 4.2), nossa tarefa de proclamar a Palavra (Mc 16.15), nossa missão frutificadora (Lc 8.15), nosso caminhar na senda da santificação (Hb 12.14), nosso voto matrimonial, nossa vigilância (Ef 6.18), nossa produção de boas obras e em nossa tarefa de fazer o bem a todos, especialmente aos domésticos da fé, Gl 6.10.

O compromisso com o Evangelho não é tarefa para os primeiros dias, senão para uma vida inteira. Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais, I Co 15.1.

A certeza de posse da vida eterna é uma garantia assegurada exclusivamente aos que, havendo crido, perseveram, II Tm 2.12; Hb 10.36.

Devemos atentar para os conselhos dados às igrejas em Corinto e Éfeso, os quais estimulavam os crentes a serem perseverantes, II Co 22.11-21; Ap 2.1-7. I Co 13.7.

Seja perseverante, caro leitor. Não canse de lutar. Não desista de seus sonhos, de seus projetos, de suas realizações, de sua visão do futuro.

Vale a pena recordar que no grego perseverança e paciência são a mesma palavra. Ou seja, somente os pacientes perseveram e unicamente os que perseveram são pacientes.

Hebrom será nossa, como veio a ser de Calebe, porquanto perseverou em seguir o Senhor Deus de Israel, Js 14.14.

Como fez com Davi, o Senhor também nos promete o reino para sempre, I Cr 28.7.

Permita o Senhor que um batismo de perseverança inunde sua vida.

Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na perseverança de Cristo. II Ts 3.5

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CARTA ABERTA AOS MEUS AMIGOS

Alguns amigos têm estranhado minha ausência nesta página, nos últimos dias. Todos têm razão.
Literalmente tenho viajado mais nos últimos dois anos do que nos anos que os precederam.

Existem várias razões, que não precisam ser mencionadas.

Hoje estou usando este espaço para algumas importantes comunicações.


 

  1. Tive o privilégio de ser ordenado ao sagrado Ministério no mês de Maio do ano de 1960. É facílimo fazer as contas: daqui a bem poucos meses completarei, mercê de Deus, a metade de um século no labor ministerial. A Deus seja a glória.
  2. No próximo dia 12 de novembro minha esposa e eu completaremos cinqüenta anos de matrimônio.
  3. Se o Senhor assim confirmar, a celebração de ambos os eventos deverá ocorrer no templo da Assembléia de Deus em São Cristóvão, onde dediquei mais de um terço de minha vida. Provavelmente entraremos em acordo e escolheremos uma data intermediária para a comemoração.
  4. Registro, aqui, a minha gratidão ao Bispo Jessé Ferreira, pelo oferecimento do templo para tal.
  5. Compreendo que cumpri minha tarefa como pastor local. O ministério prossegue; o pastoreio, não.
  6. Duas semanas atrás concedi emancipação à Congregação Judá, que passou a ser Igreja Evangélica Missionária Canaã em Jaboatão, sob a presidência de Geziel Nunes Gomes Filho.
  7. No próximo dia 3 de outubro, sábado, estarei passando o pastorado da Igreja Evangélica Missionária Canaã ao meu atual co-pastor – Ezequias Bezerra. Deverá ser uma linda solenidade.
  8. Em consequência, no próximo mês de dezembro estarei transferindo minha residência para o interior do Estado de São Paulo.
  9. Pretendo continuar escrevendo, atendendo convites seletivamente e deverei realizar periodicamente um Encontro para Reciclagem Ministerial. Abordarei este assunto posteriormente.
  10. Também pretendo conceder mais tempo à minha esposa, que durante esse meio século foi extremamente sacrificada com minhas constantes, quase inumeráveis ausências.
  11. Outros projetos serão desenvolvidos, dos quais falarei mais tarde.
  12. Mais alguns dias e estará voltando o meu site, inteiramente reformulado.
  13. Continuo a merecer a intercessão do povo de Deus. Ela sempre me foi útil e dela não posso abrir mão.


 

Obrigado pela atenção e bênçãos de Deus para todos.