terça-feira, 13 de outubro de 2009

UMA BÊNÇÃO CHAMADA PERSEVERANÇA

Conheço muitas pessoas que deixaram de realizar grandes obras para o Reino de Deus porque não tiveram a ousadia de perseverar.

Começar é excelente, mas pode vir a perder todo o seu significado se não for seguido de perseverança.

Um dos melhores chamados bíblicos à perseverança nós encontramos em Judas versos 17 a 23.

Pessoas que não perseveram jamais sobem ao pódio. Jamais são premiadas como heróis.

Toda tarefa tem início, meio e fim. Paulo declarou solenemente haver chegado ao fim, II Tm 4. Alguns de seus amigos não passaram do meio da jornada.

Tiago nos faz lembrar os muitos desafios e as inúmeras tentações que surgem no caminho dos que lutam, mas a perseverança é uma arma especialmente concedida por Deus aos Seus diletos filhos, a fim de vencerem todos os percalços, "até tocar o Céu", Tg 1.2-18.

Marcos viveu muitos anos na obscuridade porque não perseverou, após haver recebido o privilégio de se juntar aos primeiros missionários da Igreja, At 13. Somente anos mais tarde recebeu o reconhecimento de Paulo, que o considerou útil para seu ministério. Quase tarde demais. II Tm 4.11.

Talvez os melhores dias jamais foram vividos, por não haver perseverado.

A perseverança nos permite crescer espiritualmente e nos conduz a um estado de sólida maturidade. É o que se entende e se aprende da leitura de II Pe 1. 5-11.

Medo, insegurança, pouca visão, desmotivação, tristezas eventuais, ataques do inimigo e outras armas são frequentemente usadas para nos deixarem fora de combate, por ausência de perseverança. Há que triunfar sobre todos esses obstáculos espirituais.

É mais fácil ser perseverante quando se é agradecido. Oração e ações de graças mantém a temperatura espiritual sempre elevada, sem os perigos da frigidez do amor, II Ts 1.3-12.

Devemos vislumbrar permanentemente o grande alvo de nossa fé, o futuro encontro pessoal com o Amado de nossas almas. Nada deve e nada pode desviar o curso de nossa trajetória. Devemos sempre olhar para Jesus, autor e Consumador de nossa fé, Hb 12.2.

Toda perseverança é incondicional aliada da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus e sem perseverança jamais se alcança o prometido por Deus.

Convém, portanto, utilizar e desenvolver a fé sem esmorecer jamais, Rm 5.1-5.

Olhar para trás faz contemplar Sodoma pela última vez, sem direito a alcançar Zoar.

A perseverança está condicionada à nossa fidelidade à Pessoa e à Palavra de Deus. Não podemos ser ouvintes negligentes.

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Tg 1.25.

Devemos perseverar em nosso louvor, nossa adoração (Jo 4.23), nossa vida de oração (Cl 4.2), nossa tarefa de proclamar a Palavra (Mc 16.15), nossa missão frutificadora (Lc 8.15), nosso caminhar na senda da santificação (Hb 12.14), nosso voto matrimonial, nossa vigilância (Ef 6.18), nossa produção de boas obras e em nossa tarefa de fazer o bem a todos, especialmente aos domésticos da fé, Gl 6.10.

O compromisso com o Evangelho não é tarefa para os primeiros dias, senão para uma vida inteira. Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais, I Co 15.1.

A certeza de posse da vida eterna é uma garantia assegurada exclusivamente aos que, havendo crido, perseveram, II Tm 2.12; Hb 10.36.

Devemos atentar para os conselhos dados às igrejas em Corinto e Éfeso, os quais estimulavam os crentes a serem perseverantes, II Co 22.11-21; Ap 2.1-7. I Co 13.7.

Seja perseverante, caro leitor. Não canse de lutar. Não desista de seus sonhos, de seus projetos, de suas realizações, de sua visão do futuro.

Vale a pena recordar que no grego perseverança e paciência são a mesma palavra. Ou seja, somente os pacientes perseveram e unicamente os que perseveram são pacientes.

Hebrom será nossa, como veio a ser de Calebe, porquanto perseverou em seguir o Senhor Deus de Israel, Js 14.14.

Como fez com Davi, o Senhor também nos promete o reino para sempre, I Cr 28.7.

Permita o Senhor que um batismo de perseverança inunde sua vida.

Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na perseverança de Cristo. II Ts 3.5

7 comentários:

Pb. Fernando Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pb. Fernando Cardoso disse...

Fico a pensar....Não há saida: Aquele que perseverar até o fim será salvo.

Deus continue lhe impulsionando a perseverar!

Pb. Fernando Cardoso

GLAUKO SANTOS disse...

É fundamentados e firmes na fé e na esperança do evangelho, e dependentes da graça de Deus, que exatamente neste espírito estamos cumprindo nossas jornadas diante de Deus e dos homens, olhando para o Autor e Consumador da nossa fé - Jesus Cristo.

Pr. Marcos Paulo Bianchini disse...

Mensagem poderosa!
Obrigado em compartilahr conosco!
Abraços.
Amamos vocês!

Rivaldo disse...

Explêndia essa palavra sobre perseverança, saida de um coração inspirado pelo Espirito Santo, sentimos Deus falar conosco, até parece que foi escrita de forma particular a nós. Asseguro-o meu amado pastor e mestre que fui alcançado por essa palavra e oportunamente, permitindo o senhor Deus, saberá o quanto contribuiu para meu ministério em particular.

Célia disse...

Prezado pr. Geziel. Saiba que todos aqui intercedemos por sua vida e desejamos toda sorte de bênçãos.

Célia disse...

Prezado Pr. Geziel. Todos aqui intercedemos por sua vida e desejamos toda sorte de bênçãos.
Célia