terça-feira, 24 de março de 2009

ESTOU COM PRESSA

Sou do tempo em que os aviões eram pequenos e vagarosos. Viajar era uma aventura. Uma temeridade.

O progresso da tecnologia levou o homem a um avançado estágio de desenvolvimento na indústria aeronáutica.

Hoje temos os famosos jumbos e outras aeronaves de grande porte.

Uma das razões para o homem produzir esses monstros do ar: pressa.

Até bem poucos anos as pessoas apreciavam viajar junto às janelas dos aviões.

Hoje o costume se inverteu: a preferência absoluta é pelos corredores. Os passageiros querem ganhar 30 segundos na saída da aeronave. E dois minutos para chegar ao setor de bagagens. Ou de passaportes.

Ouço cada um desses passageiros declarar: estou com pressa.

Sou do tempo do fogão a lenha, que quase não existe mais. A pressa deu lugar ao fogareiro. Este ao botijão de gás. Que por sua vez tem sido substituído pelo fogão elétrico.

O verdadeiro motivo: pressa.

Essa pressa levou o homem a inventar o microondas, que cozinha em instantes. Ouço cada dona de casa dizer: estou com pressa.

Lembro-me do tempo em que estudar levava tempo. E os alunos aprendiam muito mais.

A pressa permite hoje que os futuros mestres portem calculadoras para as salas de exame, tudo por causa da pressa.

Já vi pessoas furarem filas e passarem alguns centímetros à frente. Jamais pediram desculpas aos que foram injustiçados. Apenas sussurraram: estou com pressa.

Escrevi meu primeiro livro utilizando uma máquina de escrever portátil, da marca Underwood.

Claro que eu não gostaria jamais de voltar a ela.

A pequena e leve máquina cedeu lugar a outras, pesadas, elétricas. Ou Royal ou Remington, para citar somente duas marcas.

Mas a pressa se sobrepôs a todo o conforto das máquinas elétricas e instou o homem a inventar o computador. Que a principio parecia um automóvel, mas hoje cabe na palma da mão.

As pessoas que desses instrumentos se utilizam estão com muita pressa.

O homem andou a pé durante séculos. Mas, por estar com pressa, usou os animais para lhe servirem de montaria e transporte.

No entanto, a vagarosidade dessas benevolentes criaturas foi alternada com a chegada dos velhos fords, hoje numa edição incrivelmente veloz, usada regular e espetacularmente nas corridas de fórmula um. Motivo: pressa.

Durante milênios o homem leu letras, palavras, páginas e livros, sentença após sentença. Ao descobrir a morosidade dessa prática, inventou a leitura dinâmica.

Dizem que o falecido Presidente Kennedy lia 2 livros por dia, quando no exercício da presidência da maior nação do mundo.

A revista Seleções do Reader's Digest foi criada porque
as pessoas não tinham mais tempo suficiente para ler longos artigos nos livros e jornais. Cada uma dizia sempre: estou com pressa.

Nas cidades do chamado Primeiro Mundo, tenho visto literalmente centenas e centenas de pessoas que fazem sua refeição do meio-dia dentro de um veículo, porque estão com muita pressa.

Essas refeições são produzidas em escala industrial, na maior rapidez possível, porque todo mundo está com pressa.

Os cursos intensivos surgiram porque as pessoas tinham pressa em completar sua escolaridade.

O rádio apareceu porque as pessoas tinham pressa de saber as notícias dos fatos que estavam acontecendo bem distante. A televisão veio para competir com o jornal, que somente sai no dia seguinte. E todos estão com pressa.

Os MPs (3,4,5,etc.) são resultado da economia de tempo para gravar músicas, filmes, textos, etc.

As temíveis armas de fogo, rápidas e certeiras, mortíferas e torturantes, foram e são fabricadas porque os pecadores têm pressa de cometer crimes.

Alguns têm pressa de se tornarem ricos, por isso roubam e assaltam.

O filho pródigo teve pressa de enriquecer e ser independente e então pediu a parte de sua herança em um momento absolutamente indevido. Você pode ainda ouvir o eco da voz daquele jovem: estou com pressaaaaaaaa!

As tentações desastradas e infames lançadas por Satanás contra homens e mulheres revelam os motivos hediondos que reinam no coração do Adversário. Ele tem pressa de conduzir as pessoas às fronteiras do Inferno.

Todos têm pressa.

Todos, não. Quase todos. Porque a Igreja do Senhor Jesus não tem mostrado pressa na sua tarefa de evangelizar o Mundo.

Essa é uma pressa justificável, mas inexistente.

Nossas prioridades têm sido estranhamente diversificadas e não estamos com pressa de ganhar almas.

Quando aumentaremos a velocidade da Obra Missionária?

O Espírito do Senhor está esperando que algum leitor desta crônica pense no clamor das almas que se perdem e decida fazer algo por elas, dizendo de todo o coração: ESTOU COM PRESSA.

10 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Nobre Pr Geziel, louvo ao Eterno por sua vida e ministério. Infelizmente nossa geração é imediatista, secularista e sobremodo apressada. Os relacionamentos estão acabando. As conversas que outrora os antigos amavam, tem sido substituída pela velocidade da internet. Fazemos parte da geração fast food. Os cultos são cada vez mais "lights", ligeiros, e leves. Muitos se contentam com a superficialidade, poucos com a profundidade. Desse modo não chegamos a lugar nenhum. Não crescemos. Não amadurecemos. Ficamos com tanta pressa, que não vemos mais a beleza da vida, o vôo das andorinhas, o desabrochar de uma flor, a imensidão do oceano. Ah, muitos devem pensar, este rapaz é "louco"! PAra que perder tempo com estas coisas?

2. E, tristemente este reflexo da pressa, tem invadido nossas vidas espirituais. Queremos tudo rápido. Oração rápida. Leitura da Bíblia rápida. Culto rápido. Sermão rápido.

3.Lembro-me de José do Egito. A única pressa que ele teve não foi de seus sonhos se tornaram realidade. Não. A pressa de José, foi de sair correndo para fugir do pecado! Que exemplo!

4. Nobre Pr Geziel, os crentes tem pressa para tudo. Para serem famosos. Serem ricos. Serem proeminentes. Mas esquecendo do principal, como o sr eludidou de forma brilhante neste texto: GANHAR ALMAS. Ah! para isso não temos pressa! Afinal nossas prioridades são outras. SAiu uma pesquisa do Instituo Moody, que apenas 5% dos cristão espalhados ao redor do mundo, conseguiram ganhar 1 ALMA PARA CRISTO! Que decepção! O restante 95% nunca levaram uma ALMA PARA O REI DOS REIS! QUe o Eterno tenha misericórida destes!

um abraço do amigo,

Marcelo de Oliveira

ITALO CASTRO disse...

Gostaria de conhecer o senhor pastor,porém não sei se será possível aqui, na terra, mas de qualquer modo, aqui ou não quero muito encontrar-te. Quero muito poder ver meus imãos do mundo todo, adorando a quem merece todo louvor e glória.
Pastor, não te conheço. Sou, pela graça de Cristo, obreiro da IGREJA EVANGÉLICA RENOVAR EM CRISTO. Posso te dizer algo? Admiro muito o senhor, até já vi Dvds de pregações do senhor. Quero dizer-te uma frase que impactou minha vida. É sobre pagar o preço; "Aprendes a morrer e Eu viverei em ti". Queres saber do preço? Qual o custo do preç? Queres realmente saber do custo? Te direi , qual é o custo; "TUDO" TUUUUUDOOOO.

Blog TV Logos disse...

Meu caríssimo amigo, Rev. Geziel Gomes, é sempre ler seus artigos e mensagens, pois trazem edificação e exortação.
Parabéns por esta brilhante e inspiradora reflexão - que como trombeta de Deus, sem dúvida nenhuma, despertará a muitos a respeito da urgencia de ganhar almas.

Pastor Marcos Antonio da Silva
Plant City, FL - USA

Godói211 disse...

É...de fato, somos imediatistas!
O ruim de tudo isso, é que a pressa priva-nos de apreciarmos melhor os bons momentos da vida, que, geralmente, são breves...!

Unknown disse...

Pr. Gesiel, justamente não vemos ninguem com preça de ir ao céu, perguntamos e recebemos de imediato a resposta: Quantos querem ir para o Céu??? todos respodem: EUEUEUEUEUEUEUEUEUEUUEUEU

quantos gostariam de morrer agora para ir??? há um silencio insurdecedor na sala

brunofernando disse...

Pastor Deus desperte em nós o ardor missionário.Deus te Abençoe

Unknown disse...

Paulo Mororó - disse... (A Paula é minha filha)

Prezado pastor Geziel Gomes, a Paz d Senhor.
Muito oportuna esta crônica. Eutou aqui me lembrando as muitas vezes em que ouvi a mensagem " A terceira geração",(Baseada nas atitudes do rei Roboão) de vossa autoria, quando na Convenção Nacianal da AD - Madureira, em 1997. Eu não tinha pressa em parar e ouvir esta mensagem por repetidas vezes.As verdades ali pregadas me foram de muita valia,orientaram muitas de minhas ações na minha primeira experiência à frente de um pequeno rebanho de doze adultos e cinco crianças. Éramos poucos, mais de 90% eram mulheres, então orei ao Pai Celestial pedindo orientação,então, lembrei, ou fui lembrado pelo Espírito, desta pregação, de sua expressão " esta dupla de ouro", falando da oração ( Cículos de oração) e da Palavra. Como dirigente da pequena congregação, orientei e incentivei as irmãs em trabalho de Cículos de Oração e em outra frente montamos uma Escola Dominical forte, também, de minha parte, um culto de Ensino produtivo (Oração e Palavra).O Resultado foi surgindo de imediato, muitos desviados voltaram ao Caminho e muitas crianças foram salvas.O culto de Círculo de oração cresceu de duas irmãs numa mesa para uma congração lotada, a EBD foi dinamizada e culto de ensino, por muitas vezes tinha mais gente do que os cultos aos domingo.Louvo ao Senhor por sua vida e pelo seu ministério. Passei esta congregação lotada, lá em Juiz de Fora, Minas Gerais. Hoje, como militar transferido, estou recém chegado em Boa Vista,Roraima.Rogo suas orações por mim, ,minha família e por meu ministério de ensino da Palavra.

(Viu, não tive pressa de relatar esta bênção)
Um forte abraço.

Paulo Mororó

Unknown disse...

Prezado pastor Geziel Gomes, a Paz d Senhor.
Muito oportuna esta crônica. Eutou aqui me lembrando as muitas vezes em que ouvi a mensagem " A terceira geração",(Baseada nas atitudes do rei Roboão) de vossa autoria, quando na Convenção Nacianal da AD - Madureira, em 1997. Eu não tinha pressa em parar e ouvir esta mensagem por repetidas vezes.As verdades ali pregadas me foram de muita valia,orientaram muitas de minhas ações na minha primeira experiência à frente de um pequeno rebanho de doze adultos e cinco crianças. Éramos poucos, mais de 90% eram mulheres, então orei ao Pai Celestial pedindo orientação,então, lembrei, ou fui lembrado pelo Espírito, desta pregação, de sua expressão " esta dupla de ouro", falando da oração ( Cículos de oração) e da Palavra. Como dirigente da pequena congregação, orientei e incentivei as irmãs em trabalho de Cículos de Oração e em outra frente montamos uma Escola Dominical forte, também, de minha parte, um culto de Ensino produtivo (Oração e Palavra).O Resultado foi surgindo de imediato, muitos desviados voltaram ao Caminho e muitas crianças foram salvas.O culto de Círculo de oração cresceu de duas irmãs numa mesa para uma congração lotada, a EBD foi dinamizada e culto de ensino, por muitas vezes tinha mais gente do que os cultos aos domingo.Louvo ao Senhor por sua vida e pelo seu ministério. Passei esta congregação lotada, lá em Juiz de Fora, Minas Gerais. Hoje, como militar transferido, estou recém chegado em Boa Vista,Roraima.Rogo suas orações por mim, ,minha família e por meu ministério de ensino da Palavra.

(Viu, não tive pressa de relatar esta bênção)
Um forte abraço.

Paulo Mororó

Nidiany coelho disse...

Glorifico a Deus pq ainda existe profeta sobre a face da terra!Graça e paz!É um tremendo alerta esta crônica,pois cada cristão deveria ler,se conscientizar e praticá-la!A começar por mim tomo a responsabilidade de direcionar minha pressa pras necessidades da obra de Deus,como pregar o evangelho!Que Deus continue abençoando e usando o Senhor desta maneira tremenda e quanto a mim,eis-me aqui pra receber e praticar!Um abraço!

Unknown disse...

Pastor Geziel Gomes, A Paz do Senhor Jesus seja contigo. Louvo a Deus por sua vida e ministério. Que Deus continue lhe abençoando e que os pregadores de hoje se espelhem no seu exemplo de pregação. Um dia lhe darei um abraço...seja aqui ou no céu.