terça-feira, 24 de março de 2009

ESTOU COM PRESSA

Sou do tempo em que os aviões eram pequenos e vagarosos. Viajar era uma aventura. Uma temeridade.

O progresso da tecnologia levou o homem a um avançado estágio de desenvolvimento na indústria aeronáutica.

Hoje temos os famosos jumbos e outras aeronaves de grande porte.

Uma das razões para o homem produzir esses monstros do ar: pressa.

Até bem poucos anos as pessoas apreciavam viajar junto às janelas dos aviões.

Hoje o costume se inverteu: a preferência absoluta é pelos corredores. Os passageiros querem ganhar 30 segundos na saída da aeronave. E dois minutos para chegar ao setor de bagagens. Ou de passaportes.

Ouço cada um desses passageiros declarar: estou com pressa.

Sou do tempo do fogão a lenha, que quase não existe mais. A pressa deu lugar ao fogareiro. Este ao botijão de gás. Que por sua vez tem sido substituído pelo fogão elétrico.

O verdadeiro motivo: pressa.

Essa pressa levou o homem a inventar o microondas, que cozinha em instantes. Ouço cada dona de casa dizer: estou com pressa.

Lembro-me do tempo em que estudar levava tempo. E os alunos aprendiam muito mais.

A pressa permite hoje que os futuros mestres portem calculadoras para as salas de exame, tudo por causa da pressa.

Já vi pessoas furarem filas e passarem alguns centímetros à frente. Jamais pediram desculpas aos que foram injustiçados. Apenas sussurraram: estou com pressa.

Escrevi meu primeiro livro utilizando uma máquina de escrever portátil, da marca Underwood.

Claro que eu não gostaria jamais de voltar a ela.

A pequena e leve máquina cedeu lugar a outras, pesadas, elétricas. Ou Royal ou Remington, para citar somente duas marcas.

Mas a pressa se sobrepôs a todo o conforto das máquinas elétricas e instou o homem a inventar o computador. Que a principio parecia um automóvel, mas hoje cabe na palma da mão.

As pessoas que desses instrumentos se utilizam estão com muita pressa.

O homem andou a pé durante séculos. Mas, por estar com pressa, usou os animais para lhe servirem de montaria e transporte.

No entanto, a vagarosidade dessas benevolentes criaturas foi alternada com a chegada dos velhos fords, hoje numa edição incrivelmente veloz, usada regular e espetacularmente nas corridas de fórmula um. Motivo: pressa.

Durante milênios o homem leu letras, palavras, páginas e livros, sentença após sentença. Ao descobrir a morosidade dessa prática, inventou a leitura dinâmica.

Dizem que o falecido Presidente Kennedy lia 2 livros por dia, quando no exercício da presidência da maior nação do mundo.

A revista Seleções do Reader's Digest foi criada porque
as pessoas não tinham mais tempo suficiente para ler longos artigos nos livros e jornais. Cada uma dizia sempre: estou com pressa.

Nas cidades do chamado Primeiro Mundo, tenho visto literalmente centenas e centenas de pessoas que fazem sua refeição do meio-dia dentro de um veículo, porque estão com muita pressa.

Essas refeições são produzidas em escala industrial, na maior rapidez possível, porque todo mundo está com pressa.

Os cursos intensivos surgiram porque as pessoas tinham pressa em completar sua escolaridade.

O rádio apareceu porque as pessoas tinham pressa de saber as notícias dos fatos que estavam acontecendo bem distante. A televisão veio para competir com o jornal, que somente sai no dia seguinte. E todos estão com pressa.

Os MPs (3,4,5,etc.) são resultado da economia de tempo para gravar músicas, filmes, textos, etc.

As temíveis armas de fogo, rápidas e certeiras, mortíferas e torturantes, foram e são fabricadas porque os pecadores têm pressa de cometer crimes.

Alguns têm pressa de se tornarem ricos, por isso roubam e assaltam.

O filho pródigo teve pressa de enriquecer e ser independente e então pediu a parte de sua herança em um momento absolutamente indevido. Você pode ainda ouvir o eco da voz daquele jovem: estou com pressaaaaaaaa!

As tentações desastradas e infames lançadas por Satanás contra homens e mulheres revelam os motivos hediondos que reinam no coração do Adversário. Ele tem pressa de conduzir as pessoas às fronteiras do Inferno.

Todos têm pressa.

Todos, não. Quase todos. Porque a Igreja do Senhor Jesus não tem mostrado pressa na sua tarefa de evangelizar o Mundo.

Essa é uma pressa justificável, mas inexistente.

Nossas prioridades têm sido estranhamente diversificadas e não estamos com pressa de ganhar almas.

Quando aumentaremos a velocidade da Obra Missionária?

O Espírito do Senhor está esperando que algum leitor desta crônica pense no clamor das almas que se perdem e decida fazer algo por elas, dizendo de todo o coração: ESTOU COM PRESSA.

segunda-feira, 2 de março de 2009

FALANDO DE BEIJA-FLORES


Certamente todos os meus amados e amáveis leitores hão de comigo concordar: o beija-flor é uma linda ave! Já se disse que entre todos os seres vivos, é o beija-flor o mais belo quanto à forma e o mais esplêndido quanto à sua coloração. Segundo especialistas, as cores de todas as pedras preciosas acham-se nele representadas

Tradicional e popularmente conhecido como "máquina de voar", o rutilante beija-flor pertence à família Trochilidae, à qual se integram mais de 300 espécies, uma das quais chega a ser a menor ave do mundo, mais precisamente o beija-flor Abelha.

Existem algumas notas curiosas relacionadas com o beija-flor. Além de ser encantadora e de brilho intenso, é a única ave capaz de voar para trás. Não somente isto, é capaz, também, de permanecer "parada" no ar quando em pleno vôo.

Dependendo da espécie, o beija-flor chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo e disso resulta um som semelhante a um zumbido.

Muitas pessoas ficam deslumbradas diante do efeito furta-cor de suas penas, obtido pela passagem de luz através das estruturas iridescentes que elas possuem.

Os beija-flores enfrentam adversários muitas vezes maiores que eles próprios. Costumam permanecer sozinhos a maior parte do tempo. Eles se alimentam 10 a 15 vezes por hora. Sua abundante energia é obtida primariamente do néctar das flores.

Algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia. Ocasionalmente se alimentam de pequenos insetos, aranhas e pólen, garantindo assim proteínas para suas estruturas musculares

Além do bico, eles utilizam sua comprida língua para sugar o néctar das flores.

Certamente todos nós já vimos o seu voar incessante, visto que nunca se detém na mesma flor. "Os vôos febris do beija-flor são tão rápidos que lhe permitem aparecer e desaparecer num instante sem se saber de onde veio e para onde foi".


 


 

    Deixando-me conduzir ao terreno da simbologia, vejo que no meio do Povo de Deus existem muitos beija-flores.

    São crentes dotados de preciosas qualidades, pessoas cheias de talento, vidas plenamente utilizáveis por Deus, mas que passam o tempo voando e voando e voando.

    Dá pena contemplar os "irmãos voadores", os "turistas evangélicos", os eternos visitadores de igrejas.

    São pessoas que nunca fizeram de sua Igreja o seu lar espiritual.

    Conhecem inúmeras árvores, mas com nenhuma se comprometem.

    Agora existem até os membros de igreja virtuais. Sinal dos tempos, por certo!

    Tudo que os beija-flores fazem é sugar o néctar das flores. Nada mais. E o fazem com o bico e com a língua. Quão torturante é para os líderes da Obra o lidar com esses beija-flores bicudos e linguarudos.

    Muitos filhos de Deus não querem compromisso com sua igreja, não possuem um pastor, jamais foram discipulados. Basta-lhes o néctar dos "cultos de avivamento".

    Vivem numa corrida louca em busca da "voz de Deus". Sobem montes na tentativa de extraírem uma "revelação". E, de tanto voarem, terminam engolindo insetos, aranha e alguns até mesmo sapos.

    Como os beija-flores naturais, eles param enquanto voam. Não avançam. Nunca prosperam. Não crescem. Jamais amadurecem.

    Prefiro aqueles que andam mais devagar, mas não voam para trás. Esse vai-e-vem ofegante e triturador vai fazer os beija-flores espirituais ficarem como os naturais: seis meses ativos, seis meses hibernados.

    É fácil identificar esses colibris. Estão sempre investigando, para saber onde cantores famosos cantarão, onde pregadores vip pregarão, onde bandas híbridas se apresentarão. E assim procurar se deleitar com o néctar, não somente dos cultos, mas agora também dos shows.

    

    Graças a Deus pelos crentes fiéis, que "não deixam sua congregação, como é costume de alguns", Hb 10.25.

    Graças a Deus pelos filhos prudentes que têm ouvidos para ouvir e atender a voz do Pai Celestial.

    Graças a Deus pelos obreiros que ensinam as pessoas a SEGURIEM o Mestre, e não as acompanharem aonde quer que vão, para viverem como satélites e afilhados espirituais.

    Já existem muitos discípulos e clones de obreiros volúveis e vaidosos.

    Precisamos, agora, de imitadores de Cristo, que não mudem de igreja quando houver mudança de pastor; que não mudem de congregação, quando houver troca de dirigente; que não acompanhem o(a) levita, quando forem deslocados por ordem superior.

    Precisamos de crentes maduros, que não sejam tutelados por apelos de programas radiofônicos levianos. Que não "voem" atrelados a líderes carismáticos que os comandam via Orkut. Que não deixem de orar porque um pré-fanático lhes disse "tudo o que o Senhor falou".

    Graças a Deus pelos rutilantes beija-flores com que Deus ornamentou a fauna deste Planeta.

    Mas que eles nos bastem, não sendo necessário que também tenhamos colibris espirituais.

    Que o néctar de Deus seja absorvido por quem serve ao SENHOR com fidelidade, compromisso e perseverança, sem parar enquanto voa – e sem jamais voar para trás, "pois se o justo recuar a minha alma não tem prazer nele", disse o Criador dos beija-flores da fauna e das águias da Igreja militante.