quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

BATISTAS E CATÓLICOS JUNTOS EM ROMA


 

Tive a surpresa de encontrar hoje um texto na Internet que reproduzido a seguir. Mais tarde farei um comentário sobre ele. É, no mínimo, chocante e inesperado. Os batistas, hein, quem diria?

Depois de ler, deixe seu sincero comentário. (6/12/07)


 

Palavras de Bento XVI à delegação da Aliança Batista Mundial

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 6 de dezembro de 2007 (ZENIT.org).- Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu nesta quinta-feira, ao receber em audiência uma delegação da Aliança Batista Mundial.

* * *

Queridos amigos:

Dou-vos minhas cordiais boas-vindas, membros da comissão internacional patrocinada pela Aliança Mundial Batista e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Agrada-me que tenhais escolhido como lugar para vosso encontro esta cidade de Roma, onde os apóstolos Pedro e Paulo proclamaram o Evangelho e coroaram seu testemunho do Senhor ressuscitado derramando seu sangue. Espero que vossas conversas tragam abundantes frutos para o progresso do diálogo e o crescimento do entendimento e da cooperação entre católicos e batistas.

O tema que haveis escolhido para esta fase de contatos, «A Palavra de Deus na vida da Igreja: Escritura, Tradição e Koinonia», oferece um contexto promissor para examinar estas questões historicamente controvertidas, como a relação entre Escritura e Tradição, a compreensão do Batismo e dos sacramentos, o lugar de Maria na comunhão da Igreja e a natureza do primado na estrutura ministerial da Igreja.

Para conseguir nossa esperança de reconciliação e uma maior fraternidade entre batistas e católicos, é necessário enfrentar juntos temas como estes, com um espírito de abertura, respeito recíproco e fidelidade à verdade libertadora e ao poder salvador do Evangelho de Jesus Cristo.

Como crentes em Cristo, nós o reconhecemos como o único mediador entre Deus e a humanidade (1 Timóteo 2, 5), nosso Salvador, nosso Redentor. Ele é a pedra angular (Efésios 2, 21; 1 Pedro 2:4-8); e a cabeça do corpo, que é a Igreja (Colossenses 1, 18). Neste período do Advento, atendemos sua vinda em espera e oração. Hoje o mundo precisa mais que nunca de nosso testemunho comum de Cristo e da esperança trazida pelo Evangelho. A obediência à vontade do Senhor nos estimula constantemente a alcançar essa unidade tão emotivamente expressa em sua oração sacerdotal: «Que todos sejam um... para que o mundo creia» (João 17, 21). A falta de unidade entre os cristãos «contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura» (Unitatis Redintegratio, 1).

Queridos amigos, eu vos transmito meus melhores desejos e vos asseguro minhas orações para a importante obra que empreendestes. Invoco os dons do Espírito Santo de sabedoria, entendimento, força e paz sobre vossas conversas, sobre cada um de vós e sobre vossos entes queridos.

Traduzido por Élison Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

Penso sobre se deveríamos mesmo considerar isto com surpresa . . .

...

Pr. Erisvaldo disse...

Quero dizer em primeiro lugar que a Aliança Batista Mundial, já a muito tempo não representa a grande maioria de Batistas espalhados mundo a fora, que são contrários às atitudes dos lideres da Aliança batista Mundial. Importantes convenções, como a Convenção Batista do Sul do Estados Unidos, já romperam com a Aliança Batista Mundial. E a maioria das igrejas Batistas do Brasil, desconhecem qualquer filiação à Aliança, embora sejam filiadas à Convenção Batista Brasileira, as Igrejas Batistas são autônomas e portanto decidem por si só, pertencerem ou não à Aliança. A nossa igreja por exemplo, ao tomar conhecimento de tais práticas antibíblicas da Aliança, decidiu não ter nenhum vínculo com a mesma. Então, amados, muito cuidado com a generalização! Fale da Aliança Batista Mundial, mas fale também que ela não representa necessariamente a opinião da maioria das igrejas batistas espalhadas pelo mundo. No Temor do Senhor! Pr. Erisvaldo