segunda-feira, 13 de junho de 2011

VOCÊ ESTÁ REALMENTE SALVO?


Esta pergunta não pode ser deixada de lado, por parecer pouco importante.
Algumas pessoas pensam que estão salvas, pelo fato de frequentarem igrejas, assistirem cultos e até contribuirem ocasionalmente. Trata-se de perigosa ilusão. A salvação não se limita à presença física da pessoa nas reuniões da Igreja; ela resulta de “crer no Senhor Jesus Cristo”, At 16.25.
Existem aqueles que acham que estão salvos, visto serem filhos ou netos de crentes, alguns até de pastores e missionários. Mas a salvação não é uma herança de família. É uma experiência individual.
Outros se sentem quase salvos, pois já sabem muitos hinos e já tiveram algumas orações respondidas, etc. A salvação, porém, está muito além de sentimentos. Ela é uma plena certeza da posse da vida eterna, concedida pelo Pai através do sacrifício do Filho, Jo 3.16.
Você, caro leitor, está realmente salvo?
Para ser salvo é indispensável o arrependimento e a conversão, segundo o estabelecido em Atos 3.19.
Somente se é salvo pela graça de Deus, quando aplicada à nossa vida para que experimentemos o novo nascimento, também chamado de lavagem da regeneração, Jo 3.3-5; Tt 3.5.
Existem mais de 600 denominações religiosas atuantes no mundo, mas nenhuma delas produz salvação.
Existem milhares e milhares de igrejas, espalhadas por toda parte, mas nem uma só delas confere o direito e a experiência de salvação.
Os muitos grupos religiosos freqüentemente causam grande confusão em não poucas pessoas, as quais desejam saber onde está a verdade a respeito da salvação de uma pessoa.
A verdade sobre a salvação está com Deus e Ele a revela em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Será impossível encontrar a salvação em uma comunidade edificada sobre princípios heréticos e falsas doutrinas. A salvação está onde a Bíblia é pregada em verdade, com seriedade e transparência.
Nenhum livro substitui a Bíblia nos assuntos de salvação. Ela ensina que o único Salvador é Cristo (At 4.12), por ser Ele o Cainho, a Verdade e a Vida, Jo 14.6.
A pessoa salva é cheia de alegria, esperança e fé e não teme a morte nem o juízo, dois fatos e eventos que não podem ser anulados. Todos os que nascem terão que morrer e todos os que morrerem irão a julgamento, Hb 9.27. Os salvos não temem isto, Rm 8.1.
Não podemos cometer o erro de pensar que a salvação também está onde o que se ensina parece certo, muito menos permitir que o nosso coração defina nossa legítima condição espiritual.
Salvação não depende apenas de sentirmos em nosso coração que somos salvos, e sim de SABERMOS que Cristo nos salvou.
A Bíblia diz que  "há um caminho que parece direito ao homem , mas seu fim é o caminho da morte ", Pv 14.12.
Nossos sentimentos não são suficientes. Precisamos da certeza do Espírito dentro de nosso espírito de que realmente estamos salvos.
Precisamos entregar nossa vida completamente aos cuidados de Deus e especialmente devemos permitir que Ele salve nossa alma, pois Jesus perguntou:"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"Mt 16.26.  
Nossa alma é a parte de nós que vai continuar a viver para sempre, por toda a eternidade. Não podemos nos dar ao luxo de perdê-la, deixando de receber a salvação que Cristo oferece.
Volto a lhe fazer a pergunta inicial: Você tem certeza de sua salvação?

Um comentário:

Claudio Gonçalves disse...

A Paz do Senhor. Prezado Pastor Geziel Gomes, (também tenho Gomes em meu nome por parte de mãe). Sou estudante apaixonado pela Palavra de Deus mas confesso, e com muita tristeza, estou afastado da congregação. Os púlpitos ou o que se prega neles já não me atraem ou dizem nada ou quase nada em relação com o que já li, estudei e meditei na Palavra do SENHOR. Sei também que é perigoso não congregar, pois nos leva à presunção de tudo saber e não compartilhar com nossos irmãos em Cristo àquilo que aprendemos através do Espírito Santo. Hoje, 19/01/2019 às 23,00 hs, sentei-me diante do computador e fiz esta pergunta no Google: estudos-"você está realmente salvo"?. Qual não foi minha surpresa quando me deparei com a postagem sobre a qual estou tecendo este comentário. O Senhor, prezado amigo Pastor, definiu exatamente o que me vem no coração a respeito da minha(nossa) salvação. E o Espírito do SENHOR me tem dado mais definições e argumentos sobre a doutrina da Salvação, além das que o Sr. colocou neste breve mas valioso estudo. Mas não cabe aqui citá-los, pois O SENHOR dá o alimento a cada um de acordo com o momento. Quero aqui congratular o Sr. Pastor Geziel Gomes, pela riqueza do conteúdo da postagem, algo que não se ouve muito nos púlpitos hoje em dia, além da "doutrina" da prosperidade, confissão positiva, palavras de "determinação", profecias e outros absurdos mais. Mas o espaço e tempo aqui são pequenos para enumerá-los todos. Que o nosso Deus o inspire e capacite cada vez mais, para que possamos compartilhar de momentos tão sublimes no ler, aprender e exercer a palavra do SENHOR. Fica na Paz meu irmão em Cristo Jesus.