terça-feira, 30 de dezembro de 2008

UM NOVO ANO

Parece que foi ontem...

É como se ainda ecoassem em nossos ouvidos as amáveis, risonhas e esperançosas palavras: "feliz 2008".

De repente, 2008 se foi.

Já estamos em 2009.


 

Não podemos considerar a passagem dos anos um fato rotineiro.

Ao contrário, devemos atentar para a recomendação de Moisés, pedindo a Deus que nos ensine a contarmos os nossos dias, a fim de que alcancemos coração sábio, Sl 90.12.


 

Sem fazer coro com os milhares de recortes ("copie e cole") que circularam pela WEB nestas últimas horas, quero sinceramente desejar-lhe um feliz ANO NOVO.

Não posso fazer disto um jargão. Recuso-me ao lugar-comum.


 

Creio sinceramente que Deus tem algo para o Seu Povo neste ano de 2009.

NOVE é o número do Espírito Santo. Não custa nada recordar isto.

O Espírito continua na Igreja. Continua sobre a Igreja. Continua pela Igreja.

Quero agradecer por tudo que Ele fez por mim, pessoalmente, durante 2008. Mas pelo que Ele fez por você também, caro leitor.

Ele continuará disposto a trabalhar incessante e maravilhosamente em nosso favor, visto que temos a marca da promessa e o selo da aliança.


 

Quero agradecer a todos os pastores que me convidaram para com eles estar durante 2008. Literalmente foram dezenas, e dezenas e dezenas. Atendi aos que pude.

Agradeço aos que me enviaram mensagens por e-mail, ao longo do ano.

Foram, literalmente, centenas e centenas.

Respondi a quantos pude. Mas sou grato a todos.


 

Expresso minha gratidão aos que adquiram meus CDs, DVDs, livros, etc., . Espero que todos tenham sido abençoados.


 

Muito obrigado aos que acessaram meu site pessoal, bem como o da Igreja Canaã e também os que navegaram por este blog. Com um destaque aos que deixaram sua opinião, sempre sumamente válida.


 

Para minha esposa e eu o ano de 2009 é especialíssimo: é o ano de nossas Bodas de Ouro, que esperamos celebrar em dezembro.

Nem preciso dizer que não foi fácil chegar a esse ponto da estrada. Deus nos tem permitido.


 

É, também, um ano particularmente especial para mim por se tratar do ano que precede meu Jubileu de Ouro Ministerial. Espero poder comemorá-lo com o lançamento da BÍBLIA DO PREGADOR. A Deus seja a glória.


 

Finalmente, gostaria de compartilhar um pensamento: tenho declarado, por fé, que 2009 será O ANO DA PLENITUDE.


 

Abrace esta idéia. Divulgue esta idéia. Defenda esta idéia. E desfrute esta idéia, transformando-a em realidade.


 

Plenitude de alegria, vitórias, poder, unção, avivamento, coragem, comunhão, sucesso!


 

Deus a todos guarde, fortaleça e conceda essa (e dessa) plenitude.


 

FELIZ 2009.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O PECADO DA HIPOCRISIA

Tudo em Jesus me impressiona. Seu ser, Suas palavras, Seus gestos, Suas virtudes. Tudo, enfim.

Aguardo o dia de estar na "Casa do Pai" para oferecer-Lhe a adoração que Ele merece, sem as rudes fragilidades desta vida terrenal.

Tudo me impressiona em meu Querido Mestre.

Hoje, quero destacar o Seu cuidado com as palavras, quando por aqui passou. Com que sabedoria as escolheu! Com que sublimidade as pronunciou!

Algumas vezes tenho pensado que Suas mais tristes frases foram as que Ele iniciou com as palavras AI DE VÓS...

Seria de esperar que o Mestre usasse tal expressão para o tipo de pecado – e de pecadores por nós rotulado de pior(es). Os leitores bem os conhecem.

Mas assim não foi.

Ofereceu perdão para a mulher adúltera, retratou a compaixão que merecia o filho perdulário, saboreou uma refeição com o descriminado Mateus, fez de uma ex-endemoninhada a pioneira de Missões, conversou longamente com a destemperada mulher de Samaria, chamou um caloteiro de Jericó de filho de Abraão e entrou em sua casa, convocou dois jovens arruaceiros para estarem entre Seus discípulos e abençoou um malfeitor na hora da morte, tornando-o um convidado especial para a inauguração do Paraiso.

No entanto, quando contemplava os hipócritas, não poupou palavras de dura repreensão e severo juízo.

Todo mundo sabe que os hipócritas continuam a existir. Às vezes proliferam como ratos. E se tornam invulneráveis a qualquer tipo de raticida.

Mas nem todos na Casa de Deus estão combatendo a sua hipocrisia, como Jesus fez.

Quem concorda com um hipócrita, mais cedo ou mais tarde será hipócrita também. O vírus da hipocrisia se transmite mais facilmente do que sarampo ou varíola.

Quem defende um hipócrita é tão hipócrita quanto ele.

Quem bajula um hipócrita é mais hipócrita que ele.

Os hipócritas usam simultaneamente as duas mãos. Com uma afagam. Com a outra, apunhalam. Como morcegos, assopram uma suave brisa enquanto chupam e sugam o sangue de suas vítimas.

Os hipócritas mandam um e-mail de bajulação para um amigo e no e-mail seguinte "detonam" o mesmo amigo.

Os hipócritas levantam a mão no culto apoiando uma decisão pastoral e quando chegam na calçada dizem que apoiaram mas estão visceralmente contra.

Todo hipócrita é conhecido pela facilidade com que dá um tapinha nas costas do seu líder. É com essa mesma mão que cumprimentam outros hipócritas e planejam a derrota do líder.

Todo hipócrita é manhoso. Todo hipócrita é cínico. Todo hipócrita é crítico e zombador sem piedade (Sl 35.16). Todo hipócrita é desleal. Todo hipócrita é falante. Todo hipócrita é destruidor de vidas, Pv 11.9. Todo hipócrita é mentiroso. Todo hipócrita é falso. Vários hipócritas têm o hábito de beijar o líder. Alguns melosamente o chamam de meu pastor.

Todo hipócrita tem duplicidade de palavras e de atos. Diz uma coisa, enquanto está pensando noutra. Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mc 7.6.

Se a hipocrisia é enfermidade entre os membros da Igreja, entre os ministros é veneno letal.

Como identificar os hipócritas?

Jesus declarou (Mt 6.2) que eles gostam de tocar trombetas em função das esmolas que dão, quer nas sinagogas, quer nas ruas. São loucos por aplausos humanos, visto serem famintos inveterados. Têm uma insaciável fome de glória.

Os hipócritas amam os holofotes. Não podem viver fora das manchetes. É isto que entendemos quando lemos Mt 6.4. Para eles, orar baixo não vale a pena, porque os gravadores não registram a beleza de seus discursos para o Infinito. As esquinas das ruas são o local preferido para a montagem de seus palcos, pois a multidão que passa precisa, depois, fazer seus adocicados comentários nos orkuts da vida.

Como não jejuam para Deus, precisam do reconhecimento da congregação. Isto posto, são caprichosos na apresentação visual de um rosto entristecido, adornado pela maquiagem de uma falsa piedade. Parece, às vezes, que perderam filhos na guerra, ou irmãos no incêndio, de tão tristes que se mostram. Na verdade, apenas perderam a si mesmos. Não esqueça a marca registrada dessa matilha: "para serem vistos pelos homens".

Os hipócritas não gostam de aprender. Ao contrário, tentam especializar-se em poucos temas, e fazem deles os ícones da sua vida. E vão a todos os lugares, fazendo perguntas unicamente sobre aquilo que julgam saber, a fim de parecerem sábios, enquanto humilham aqueles aos quais interrogam. Uma plataforma ideal para eles: classes da Escola Bíblica Dominical. Mas, também em outras reuniões, como cultos nos lares, etc., etc.

Foi assim desde os tempos de Jesus, como se lê em Mt 22.18.

Jesus não os chamou de irmãos, nem de discípulos, nem de coitados, nem de servos. Chamou-os de hipócritas. Essa é sua verdadeira identidade.

Jesus nos ensina que os hipócritas, em qualquer igreja, chegam a tornar-se o maior entrave para a Evangelização dos perdidos. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar, Mt 23.13. Vale acrescentar que eles anulam o evangelismo, mas defendem o proselitismo: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Mt 23.15.

Os hipócritas a ninguém poupam. Mas, existem alguns alvos favoritos, como as viúvas. Novamente, é Jesus quem declara: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação. Mt 23.14.

Apesar de serem meticulosos na entrega dos dízimos de hortaliças (e do dinheiro?) Jesus declarou que a balança dos hipócritas está desequilibrada. Pensando nas antigas balanças de dois pratos, os hipócritas somente usam um: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Mt 23.23.

O cuidado que os hipócritas manifestam pela aparência das coisas aproxima-se do fanatismo. Para eles o melhor do culto é a liturgia, são escravos da formalidade e críticos mordazes do sobrenatural. Todo hipócrita abomina o sobrenatural. Essa voraz paixão pelo exterior anulou toda a visão do interior, do realmente sagrado, do profundamente espiritual. Recordemos as palavras do Mestre: Ai de vós, escribas e fariseus,hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Mt 23.25.

Existe uma grande aproximação entre hipócritas e cemitérios. Hipócritas estão espiritualmente mortos. Cemitério é lugar de mortos. Cemitério é lugar de sepulcros. Hipócritas, declarou Jesus, são semelhantes a sepulcros. Existem cemitérios que encantam pelo visual exterior. Mas todos sabemos o que existe lá por dentro. Exatamente assim são os hipócritas.

Mais uma vez o Mestre fala: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Mt 23.27.

Ainda é tempo de colocar as coisas no lugar.

Deixemos os hipócritas onde devem ficar. Por que introduzi-los no sagrado Ministério? Por que lhes oferecer cargos e posições, como se isto pudesse transformar suas vidas ocas? Como fazer de um hipócrita um pastor, se Jesus afirmou que eles não entrarão no Céu (Mt 24.50,51)?

Queira o Senhor Jesus conceder-nos a tríplice graça: (1) de abominarmos (2) de condenarmos e (3) de nos defendermos dos hipócritas.

Sem eles, a igreja marchará muito melhor!

Um grande desejo para o próximo ano: que durante ele haja menos hipócritas na Casa de Deus1


 


 


 

sábado, 13 de dezembro de 2008

SETE TIPOS DE IGREJA

Que se saiba, antes de Mateus 16.16-18 ninguém pensou em estabelecer uma Igreja.

Após o Dia de Pentecoste, muitos têm fundado a sua. Alguns têm, inclusive, tentado afundar a de Cristo.

Hoje existem igrejas e igrejas. Igrejas de todos os matizes. Igrejas de todos os sabores, para todos os apetites.

Igrejas que não se envergonham de Cristo e Igrejas que O envergonham.

Igrejas com nomes sagrados, outras com títulos exóticos.

Muitíssimas igrejas que fazem rir, poucas que fazem chorar. Destas, algumas, porque são dignas de compaixão. Outras, pela grande paixão que nutrem por Cristo e Seu Evangelho.

  1. IGREJA-PARLAMENTO.

    Trata-se da igreja cujos líderes quem vê-la politizada. A igreja de heranças gregas. A igreja das elites governantes, que dominam as massas ignaras. Esta é a igreja que faz eleições para auxiliar de porteiro, suplente de diácono, segundo secretário da EBD, etc. E vai até os mais altos escalões.

    Mas isto é apenas um trampolim. Ela está, de fato, treinando desde cedo seus futuros obreiros para as grandes pugnas. As eleições presidenciais.

    Todo mundo sabe que uma igreja que faz campanha nacional para eleger o presidente de sua diretiva, e o faz no mesmo estilo político brasileiro, não tem mais o direito de se dizer detentora de um poderoso Avivamento.

    No Avivamento a Igreja é conduzida pelos seus apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, Ef 4.11.

    Com a falta destes, especialmente os primeiros e os últimos, os presidentes são embalados pela visão democrática, atropelando e anulando o modelo teocrático do Novo Testamento.

    É fácil encontrar alguém da Igreja-parlamento. Veja dois de seus obreiros conversando em uma esquina qualquer. Chegue de mansinho. O assunto é único: "em quem você vai votar?" "Desta vez, quem leva"? "E agora, teremos um novo tempo"? "Que tal, chegou mesmo o tempo da renovação?".

    Permitam-me, leitores amigos, dizer-lhes que me cansei de ouvir isto. Eu me cansei, como você também se cansou.

    Nem o paciente Jó agüentaria.

    E o Dono da Igreja, como se sente? Só que Ele não fundou a Igreja-parlamento.

  2. IGREJA CLUBE

    Igreja-clube é a igreja da carteirinha.

    Carteirinha quando aceita a Jesus, carteirinha para fazer o discipulado, carteirinha para ser batizado, carteirinha depois de ser batizado, carteirinha para entrar no Círculo de Oração, e principalmente carteirinha para participar de cultos de membros.

    E, o mais importante, carteirinha para os eventos eleitorais de magnitude, os grandes clássicos. Você sabe a que me refiro.

    A igreja-clube está modernizada. Totalmente informatizada. Ela se apaixona pelas estatísticas. Ela tem um site de alto quilate. Quase todos os seus administradores possuem curso superior.

    Pena que alguns não podem assistir os cultos da semana porque estão discutindo um projeto na Câmara, talvez para conceder o título de cidadão benemérito a um excelentíssimo feiticeiro ou a um por todos sabido ser corrupto.

    Pode ser também que não possam estar na próxima Ceia porque vão prestar exame na Faculdade, onde estão aprendendo com os santos da mitologia grega e os venerandos pais romanos, as regras e os cânones ideais do Reino das Trevas, para serem devidamente adequados e aplicados na Comunidade dos Redimidos pelo Sangue de Cristo.

    Tão bem se saem, que certas reuniões da Igreja já se confundem com famosas sessões de jurado, nos muitos tribunais da Nação.

    Em consequência de tal descalabro, a Igreja-clube se vê hoje atada por regras que a torturam, sem esperança de uma nova liberdade.

    Finalmente, se conhece a igreja-clube porque, à semelhança destes, frequentemente ela consegue fartas doações de patrocinadores que injetam milhões para sanear suas finanças.

    Daí surgem lindas construções físicas, apesar das anêmicas e feias construções espirituais.

  3. IGREJA-TEATRO

    A sociedade está se surpreendendo de ver o rápido e progressivo surgimento de muitas igrejas-teatro.

    São as igrejas dos espetáculos.

    As igrejas dos jogos de luzes, clonados fielmente dos piores shows que o diabo oferece para seus fregueses.

    Somente um alerta: quando os piores pecadores se sentem muito à vontade na Casa de Deus é porque ela deixou de ser Casa de Deus, lugar de quebrantamento e contrição.

    Não foram necessários muitos anos para se proceder à substituição de palavras do Evangelho por termos da mídia.

    O vocabulário profano acaba de decretar a falência do sagrado.

    Canta-se alguma coisa que nem fala de Deus e se rotula de adoração.

    Cantora agora é estrela.

    Homem de Deus é astro.

    Pregadores viraram artistas. (Alguns na verdade o são. E, diga-se de passagem, muito bons como artistas).

    Evangelho é gospel (viramos todos americanos, para não termos que nos expor ao ridículo de popularizar essa estranha palavra, Evangelho).

    O público que os apóstolos chamavam respeitosamente de varões irmãos, agora tem um novo nome: galera. Exatamente como nos arraiais de Faraó.

    Esse é o público dos autógrafos, das mil-fotos-dos-celulares, dos gritos ensaiados, da ausência mortal de reverência.

    As diferenças entre ontem e hoje estão caindo, como avalanche.

    Que pena, o muro de separação está ruindo. Malaquias 3.18 está começando definitivamente a perder o sentido.

    Quando se responde ao pregador com assovios, e ele os aceita, é porque esse cidadão foi despojado de toda sua autoridade espiritual.

    Quanto tempo durará o espetáculo da igreja-teatro?

  4. IGREJA-SHOPPING

    Você sabe do que estou falando.

    Estou falando dos Congressos que são feitos para vender mercadorias. Estou falando dos grandes eventos que são realizados para "alavancar a obra social da igreja" com a venda de pipocas, camisetas, quibes, biquínis, ternos, canetas, bicicletas, toucinho, óculos, pentes, carne de porco, carros, abóboras e motos,

    Mas não estou falando apenas dos Congressos. Estou me referindo ás igrejas que já fizeram do seu dia-a-dia um grande mercado.

    Esta nova geração de líderes parece nunca ter lido o livro O PEREGRINO.

    Caso contrário, teriam mais temor antes de instalar, dentro dos sagrados átrios, tão monumentais feiras da vaidade.

    Daqui a pouco o povo de Deus não precisará mais de ir aos shoppings

    Bastar-lhe-á ir à Casa de Deus. O grande shopping da fé já o espera.

    Só não gaste o dinheiro do dízimo, por favor.

  5. IGREJA-BOLSA DE VALORES.

    Esta é a igreja do quem-dá-mais.

    Mais ofertas, mais graças. Maiores valores, maior poder.

    Lutero conhecia esse tipo de igreja. Em seu tempo já se vendiam "bênçãos". Aliás, isto remonta a Simão de Samaria. Felipe que o diga.

    A grande meta dessa igreja é amealhar valores, a qualquer custo. Ela tem projetos políticos, apesar de eventuais revezes.

    Ela não pretende derrotar o diabo diretamente. Basta-lhe superar as audiências da mídia concorrente.

    Ela promove por suas novelas o mesmo pecado condenado pela Bíblia que prega.

    Essa Igreja é financeiramente poderosa. Mas, está ela destruindo as fortalezas espirituais que assolam nossa querida Pátria?

  6. IGREJA-EXÉRCITO.

    Bom, meu espaço terminou.

    Não dá para falar muito da verdadeira Igreja.

    Mas incluo umas poucas reflexões.

    Na Igreja-Exército os crentes não são protagonistas de um filme. São soldados de um exército.

    Não são atores de uma novela. São ovelhas de um grande rebanho.

    Nela o Comandante não faz campanha política. Ele é o Grande Eleito de Deus, Is 42.1.

    Na igreja-exército os crentes não estão fazendo shows. Estão fazendo guerra.

    Eles não usam jogos de luzes. São a própria luz do mundo.

    Eles não são artistas. São testemunhas.

    Eles não vivem de comprar ações na Bolsa.

    Eles põem suas bolsas nas ações de Deus, a fim de haver evangelismo e missões.

    Eles não estão sendo distraídos por animadores de auditório.

    Estão fazendo exercícios de guerra e sabem que vão vencer.

    Eles não sobrevivem à custa do marketing. São maravilhosamente sustentados por Deus.


     

    AVIVA, SENHOR, A TUA OBRA!