segunda-feira, 30 de junho de 2008

CRUZADAS EVANGELISTICAS: ELAS NÃO PODEM MORRER.

O fim de semana que passou (27,28/6/2008) foi particularmente marcante para minha vida.
A convite do Pr Alcendino, de Brasilia, estive em duas cidades da região, a fim de ministrar a Palavra de Deus em duas Cruzadas Evangelísticas.
Por algumas décadas o Senhor da Seara me tem brindado com o privilégio de participar desse tipo de trabalho, o Evangelismo em massa.
Todos nós sabemos que ele não substitui o evangelismo pessoal, mas precisa existir, para complementá-lo adequadamente, no exercício da Grande Comissão.
Desde os idos de 1964, ao tempo dos saudosos pastores Alcebíades Vasconcelos e Túlio Barros, tenho me envolvido em e com Cruzadas.
É alguma coisa profundamente bíblica, intensamente apaixonante e comprovadamente gratificante.
Lembro-me, sempre, de algumas delas, marcantes e inesquecíveis: Guatemala City, Akkra-Ghana, Cochabamba-Bolivia, Santiago-Chile, Luanda-Angola, Maracaibo-Venezuela, Ibuaguê-Colombia, etc, etc. O Brasil nem quero mencionar, porque envolveria quase todos os Estados.
O mérito principal das Cruzadas consiste no fato de serem uma continuação da estratégia do Nazareno, o Supremo Comunicador, o amigo das multidões, o Salvador precioso e único.
Bernhard Johnson foi, certamente, o vulto maior expressão no movimento de Cruzadas em terras brasileiras. E não dá para esquecer uma verdadeira revolução nessa área, promovida nas décadas de 60-80 por Morris Cerullo.
Quando vi 67 pessoas virem a Cristo na Cruzada de sexta, em Santo Antonio do Descoberto e 12, na de Braslândia, como me senti feliz.
E, como nunca é tarde demais para aprendermos ou para repartirmos lições, deixo aqui um leve comentário sobre as duas.
A primeira se realizou em um ginásio; a segunda, dentro do templo, com telões do lado de fora.
Segundo o Pr Alcendino, todos os inconversos que estavam no Ginásio, se decidiram por Cristo, incluindo muitos desviados.
Quando penso em sessenta e sete e doze, sinto-me inclinado a fazer 5 considerações:
1) Não se pode medir a obra de Deus por números, estatísticas, etc. Uma alma vale mais que o mundo inteiro, conforme ensinou Jesus. Logo, ambas as Cruzadas foram extremamente frutíferas.
2) Aceitaram 67 pessoas na sexta porque havia 67 pessoas. No sábado, não havia esse número. Jamais haverá salvação em número superior ao de pessoas presentes. Aí se somam alguns fatores: onde se trabalhou mais para convidar amigos, onde se ofereceu melhores condições para os convidados, etc.?
3) No ginásio, praticamente todos estão na mesma posição. No templo os crentes chegam cedo, quase correndo, ocupam os primeiros lugares e os pecadores...
4) Cruzadas Evangelísticas nos templos dificilmente produzem grandes resultados. Nas ruas, praças, ginásios, estádios, etc. a situação muda completamente.
5) Jesus disse que o templo é casa de oração. Ou seja, as ruas são o melhor lugar para pregação.
Deixo uma palavra de apreço ao Pr Alcendino e aos demais pastores que se empenharam na realização dessas duas Cruzadas, bem como aos alunos do Seminário, que estavam dentro delas, realizando tarefas que iriam enriquecer os seus currículos escolares, além de cooperarem diretamente para a expansão do Reino de Deus.
Cruzadas não devem morrer.
Elas não podem ser substituídas por grandes “cultos de avivamento”, os quais, via de regra, produzem muito barulho, alegram bastante os salvos, mas quase sempre não conduzem os pecadores a Cristo.
E não seria esta, por ventura, nossa principal missão?
Em Ef 4.13 se mencionam cinco ministérios, entre os quais não aparece o de “avivalista”.
Não seria hora de convidar os notáveis oradores, comunicadores de primeira linha, alguns até bons agitadores de massas, a lançarem as redes no mar alto, a fim de, com os novos resultados, apressarmos a volta do Senhor Jesus?
Finalizando, quero sugerir-lhe que deixe o seu comentário sobre este assunto. Obrigado. Deus o(a) abençoe grandemente.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

ONDE ENCONTRAR NA BIBLIA?

Conto com o favor de Deus em me permitir, dentro de dois anos, celebrar os meus cinquenta anos de labor ministerial.

Na verdade, foi no mes de maio de 1960, no templo da AD em Sao Cristovao, RJ, que o Senhor me facultou o privilegio de ser ordenado ao Sagrado Ministerio.

Desde entao, tenho viajado milhares de quilometros, pregado milhares de vezes, dirigido milhares de reunioes e contemplado milhares virem a Cristo.

A Deus seja a gloria. Para sempre.

Nos primeiros anos desejei muito encontrar alguns livros que me ajudassem no desenvolvimento de meu ministerio. Procurei-os em vao.

Por muitos anos debrucei-me sobre a maquina de escrever manual, depois veio a eletrica e finalmente o computador,

A diferenca entre hoje e meio seculo atras nao da para ser descrita com precisao. Um oceano separa esses periodos.

Nos ultimos trinta anos tenho pensando nos jovens pregadores que, como eu, tambem buscam armas simples, ferramentas praticas, livros objetivos e roteiros faceis.

Essa preocupacao tem me feito escrever mais de 40 livros, todos eles voltados para os principiantes, especialmente aos que nao tem acesso as melhores fontes.

Acumulei milhares de notas, grandes e pequenas. Rascunhos e pensamentos, de todos os tamanhos.

Anos atras, atraves da CPAD, publiquei a Enciclopedia Tematica da Biblica, que alcancou cerca de 10 edicoes.

Agora, em 2008, recebi um grande incentivo e um forte apoio do Pr Silas Malafaia e decidi reunir algum desse material e estou lancando o livro ONDE ENCONTRAR NA IBLIA? Uma edicao da Editora Central Gospel, Um pouco mais de 2.100 itens, dispostos em ordem alfabetica.

Apesar de haver sido lancado apenas ha 10 dias, ja recebi e-mails e mensagens verbais de pessoas que o adquiriram, apreciaram e ja estao utilizando.

A Deus seja a gloria.

Estou, agora, envolvido num arrojado projeto, tambem em parceria com a Central Gospel, a Biblia de Estudos do Pregador.

Utilizo esta pagina, hoje, para agradecer a Deus por tudo isto.

Certamente a Historia nao se ha de repetir.

Os que ingressam no Ministerio, hoje, podem se dar conta dos muitos recursos postos a sua disposicao, de diferentes maneiras e por distintas pessoas.

Se de um modo particular o meu leitor tiver uma palavra especifica a respeito do ONDE ENCONTRAR NA IBLIA? Escreva-me. Quem sabe incluirei seu comentario em uma futura edicao.

Rendo minha homenagem de gratidao a todos aqueles que foram parte desse projeto, um sonho de mais de duas decadas.

Permita Deus que I Co 15.57,58 seja uma realidade transparente neste caso particular, ou seja, que o meu trabalho nao haja sido vao no Senhor.

Recife, 19 de junho de 2008.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

EM VIAGEM

Viajar tem se tornado um dos verbos mais frequentes em minha vida. Uma das acoes mais regulares no meu viver.

Tenho, na verdade, viajado por mais de 50 anos, por muitos lugares e em muitissimas ocasioes.

Estou escrevendo este texto da cidade de Reseda, na California.

Vim aqui para oficiar a cerimonia de casamento de minha neta REBECA, com o jovem ELVIS.

Rebeca, filha do Pastor Joel e de sua esposa Jane, casou-se no sabado passado.

Uma linda festa. Um momento muito especial.

O casal foi passar sua lua de mel em Cancun e eu fiquei por mais dois dias, para pregar a Palavra de Deus em duas igrejas desta regiao.

Quando vim, na quinta-feira passada, aconteceu algo surpreendente.

Em um aviao com cerca de 200 passageiros a bordo, coube-me sentar precisamente ao lado do meu amigo de varios anos, pastor Bezaleel Duarte, que ja foi missionario no Uruguai e na Espanha.

Ontem a noite, na igreja dirigida pelo Pr Joel, meu segundo filho, houve uma significativa homenagem aos pais, visto que aqui nos Estados Unidos o Dia dos Pais se comemora no terceiro domingo do mes de junho.

Foi algo muito lindo, eu diriia emocionante.

A igreja esta bem. Ela conserva o nome CEC – CENTRO DE EVANGELISMO CONTINENTAL e se estende por alguns paises da America Central, com uma pujante atuacao missionaria.

Deixo este registro para homenagear um casal (Joel e Jane) que conquistou o privilegio de casar sua filha nos padroes antigos, sumamente biblicos, na conservacao da pureza, da virgindade e de um espirito altamente piedoso.

A igreja participou ativamente da celebracao, que tambem contou com a presenca de um pastor do Mexico e outro de Honduras.

Depois de 4 dias na California, estou de regresso ao Recife, contente de saber que Deus abencoou sumamente o culto de domingo, visto que a unica presenca indispensavel na verdade sempre foi e continua a ser a do Dono da Casa, Senhor da Igreja e Salvador de todos nos.

A Ele, gloria e louvor pelos seculos dos seculos.

California, 16/6/2008